Nota de repúdio do SINTSEP-PA aos governos de Paes e Cabral
Em apoio à luta dos trabalhadores da Educação do Rio de Janeiro | SINTSEP-PA
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal do Estado do Pará repudia a atitude covarde e truculenta do Prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral (ambos do PMDB) e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que respondem com bala e spray de pimenta as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação em greve.
Em todo o Brasil os trabalhadores e a juventude vão às ruas questionar a agenda neoliberal implementada pelos prefeitos, governadores e pelo governo Dilma, que impõe pesados cortes nas áreas sociais e arrocho salarial, dentre outros, enquanto beneficia os banqueiros e os empresários. Segundo o site da auditoria da dívida cidadã, em 2014, 42,42% do orçamento geral da União irão para o pagamento de juros e amortização da dívida pública enquanto que míseros 3,44% irão para a Educação e 3,91% para a Saúde.
Os governos que beneficiam os ricos são os mesmos que reprimem a juventude e os trabalhadores. Eduardo Paes, Sérgio Cabral e Dilma Roussef não estão do nosso lado e não hesitam em colocar a PM, tropas de choque ou a Força Nacional de Segurança para bater em professor e em estudante e todos os nossos direitos estão constantemente ameaçados por essa corja.
O SINTSEP-PA se solidariza a luta dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro por melhores condições de trabalho, pela unificação do plano de carreira, equiparação salarial e por educação pública de qualidade, dentre outras pautas. Essa é uma luta que nosso sindicato encampa cotidianamente, que é a luta em defesa de serviços públicos de qualidade. Acreditamos que só a unidade e luta dos trabalhadores e da juventude será capaz de derrotar os ataques neoliberais orquestrados por esse governo.
Diretoria Executiva do SINTSEP-PA
Belém, 02 de outubro de 2013