Movimento Nacional em Prol da Recuperação do Sistema de Transporte Aéreo no Brasil.
| Redação
A crise aeroviária afeta a sociedade brasileira como um todo. Passageiros, trabalhadores e, até, a parte da população não usuária direta de aviões, pela característica infra-estrutural da atividade, é profundamente afetada pelos seus efeitos na economia nacional.
Tratando-se, assim, de uma atividade de Estado, que a promove por meio de concessionárias, o governo é o responsável pela continuidade do serviço, sua eficiência e a segurança do sistema de transporte aéreo.
Certos das conclusões acima e conscientes das deficiências que ora submetem o governo – com efeitos catastróficos para a população – as entidades listadas ao final se reuniram ontem, 25 de julho de 2007, resolvendo lançar um movimento nacional em prol da recuperação do sistema de transporte aéreo no Brasil.
O desrespeito aos cidadãos, contribuintes, usuários e trabalhadores do setor aéreo, provocou mais uma tragédia na terça-feira (17/07), com uma aeronave da TAM, no aeroporto de Congonhas.
Somado ao chamado “caos” aéreo, vivenciamos o da segurança pública, o da saúde, o da educação… . Eis o resultado da política aplicada pelo governo federal, sucateando os serviços públicos para cumprir com as metas de superávit primário – e, desta forma, pagar juros absurdos ao sistema financeiro.
É fundamental sensibilizarmos as autoridades, para que encarem este cenário caótico em regime de urgência e, sem maiores preocupações com imagem ou possível confissão tácita dos erros já cometidos, adotem as devidas posturas de ordem administrativa e operacional na regulação e fiscalização dos serviços.
O Movimento é a forma efetiva de exigirmos os investimentos necessários em segurança e equipamentos, contratação dos controladores de vôo e funcionários em número suficiente, assim como segurança jurídica para que os comandantes possam, sem preocupação com demissões desarrazoadas, adotar as medidas necessárias para garantir a segurança dos vôos.
Não havendo reação, para justificar seu descaso, ineficiência e incompetência, o governo atual acabará convencendo a sociedade de que a solução seria abrir nossos céus às empresas estrangeiras. Já existe, hoje, ante-projeto do governo, no Senado Federal, para tal finalidade.
A equivocada visão de que nada substitui o lucro, aliada a uma máquina que se sustenta pelo resultado dos negócios que facilita, vêm desestruturando o sistema de transporte aéreo e provocando uma brutal ameaça à segurança dos vôos.
Como primeira deliberação, o Movimento parabeniza aos controladores de tráfego aéreo que corajosamente ajudaram a denunciar a crise que se tentava, a todo custo, inclusive de preciosas vidas humanas, esconder.
Mesmo compreendendo a importância e a implicação das questões em torno da hierarquia militar, consideramos terem sido suas prisões políticas, incompatíveis com a democracia e o estado de liberdade almejado pela nossa sociedade.
Sendo assim, e com a finalidade de congregar o conjunto de entidades de representação coletiva do País, mobilizando efetivamente a sociedade civil organizada em torno de nosso objetivo, vimos convidar as demais entidades representativas dos movimentos sociais a engajarem-se neste movimento.
Esta é a forma de não permitir que as injustificáveis mortes de nossos concidadãos e o sofrimento de centenas de famílias tenha sido totalmente em vão.
FNTTA – FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTES AÉREOS
SIMARJ – SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE
AÉREO DO MUNICIPIO DO RIO DE JANEIRO
SAESP – SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
SINDAMAZON – SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS DO AMAZONAS
TGV – TRABALHADORES DO GRUPO VARIG
APVAR – ASSOCIAÇÃO DE PILOTOS DA VARIG
ACVAR – ASSOCIAÇÃO DE COMISSÁRIOS DA VARIG
AMVAR – ASSOCIAÇÃO DE MECÂNICOS DA VARIG
FEBRACTA – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE
CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO
SNTPV – SINDICATO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA PROTEÇÃO AO VÔO
ACTARJ – ASSOCIAÇÃO DOS CONTROLADORES DE TRÁFEGO AÉREO DO RIO DE JANEIRO
CONLUTAS-RJ
INTERSINDICAL
SEPE MESQUITA
SINTUPERJ / SERVIDORES da UERJ
SINTUFF / SERVIDORES da UFF
AMMAR
MOVIMENTO SINDICAL NACIONAL PDT
NOVA CENTRAL SINDICAL
PSOL