NA VENEZUELA CHAVISTA: As principais empresas são financeiras e transnacionais
O “socialismo do século XXI” favorece ao capitalismo transnacional | Laclase.info, Sab 03/11/2012 – 16:45
Caracas, 2 de novembro. – A Câmara Venezuelana de Comércio e Indústria (VenAmCham), acaba publicar um informe sobre as 100 principais empresas do país. Os dados derrubam o mito do suposto caráter socialista do governo e a mentira acerca do Estado Comunal.
O texto que a organização apresenta fala por si e põem em evidencia que o capitalismo goza de boa saúde em meio ao “socialismo do século XXI”.
Do total de empresas existentes no país, consideradas pelo estudo, 32% é de capital estrangeiro e 9% é de capital misto, ou seja, as transnacionais estão presentes em 41% dos capitais radicados na Venezuela.
Muito além do discurso governamental contra o “império”, o real é que as transnacionais norte-americanas seguem tendo presença privilegiada em nosso país, já que 56,16% dos capitais das 100 maiores empresas são dos Estados Unidos.
Outras pesquisas confirmam que o setor econômico que mais se beneficiou durante os últimos 14 anos é o financeiro. Isto fica bem claro nos números apresentados pela Câmara Venezuelana de Comércio.
Efetivamente, 38% dos capitais das 100 principais empresas são do setor financeiro (bancos e seguros). Por outro lado, entre as 10 primeiras empresas do país, 5 são bancos e seguradoras e 4 são transnacionais.