Juventude Revolucionária Vamos à Luta no CONUNE

Por Jeane Carla, Militante da juventude revolucionária Vamos à Luta
Na última semana, a juventude revolucionária Vamos à Luta esteve nas universidades panfletando o nosso manifesto “Por uma UNE combativa e independente”. Aproveitamos para conversar com estudantes da UFF, UFRJ e USP. Na UFU, realizamos uma roda de conversa “Por uma UNE combativa e independente dos governos”.
Essas atividades aglutinaram estudantes que compreendem que a realidade das universidades e dos estudantes é de profunda precarização, e que só iremos mudar esse cenário com muita luta e organização dos estudantes. Nesse sentido, o Congresso da UNE vai ser um espaço muito importante para lutarmos contra esse cenário de sucateamento e falta de verbas das universidades, enfrentar a política do governo Lula/Alckmin de corte na educação pública e batalhar por uma nova direção
para a entidade, que seja independente do governo de frente ampla de Lula, combativa e democrática.
A UNE é pra lutar!
Infelizmente, o governo da frente ampla de Lula/Alckmin corta o orçamento da educação. Enquanto isso, lançou um pacote de ajuste fiscal para 2025 e 2026 para manter as metas do Arcabouço fiscal e do pagamento da Dívida Pública e destinar bilhões para a mão do agronegócio.
Diante do cenário de cortes e de precarização das universidades, a atual direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB, Levante Popular da Juventude/Consulta Popular e juventudes do PT) e os aliados da direção majoritária do PSOL nada fazem para mobilizar os estudantes, para barrar esses ataques à educação do governo Lula, uma vez que seu compromisso maior é com a defesa do governo Lula.
Uma consequência disso, é a falta de independência da entidade em relação ao governo federal. Tal postura enfraquece a luta estudantil e deixa os ataques do governo passarem.
A juventude Vamos à Luta exige da direção majoritária da UNE que saia desse imobilismo e que construa um calendário de lutas unificado e construído pela base, com assembleias em todas as universidades para lutar: 1- contra os cortes na educação e o ajuste fiscal do governo Lula/Alckmin; 2- contra o Arcabouço Fiscal, a Dívida Pública, para que os valores da assistência estudantil e das bolsas sejam aumentados; 3- Pela destinação de 10% do PIB para a educação; 4- Pelo fim da jornada 6×1 e redução da jornada de trabalho; 5- Contra o PL dos estupradores e pelo fim das chacinas policiais contra o povo negro e pobre; 6- Pela punição efetiva de todos os assediadores, estupradores, racistas, homofóbicos e transfóbicos das universidades; 7- Prisão para Bolsonaro e todos os golpistas do 8 de janeiro; 8- Pelo fim do genocídio operado por Israel e orquestrado pelo imperialismo! Por uma Palestina laica, democrática e não racista; 9- Todo apoio à luta da juventude argentina contra Milei; 10- Enfrentar o governo Trump e a extrema direita mundialmente nas ruas.
Vem para o 60° CONUNE com o Vamos à Luta
A juventude Vamos à Luta quer levar você, estudante indignado, ao congresso da UNE. Precisamos reverter o cenário de cortes e precarização das universidades que impõe o governo Lula, assim como precisamos batalhar pela unidade da Oposição de Esquerda para enfrentarmos a majoritária da UNE.
Acreditamos que como está não dá para continuar. Precisamos nos mobilizarmos contra os cortes, pelo aumento das bolsas de assistência estudantil, de pesquisa, por bandejões, infraestrutura das universidades e para lutar contra os casos de assédio, racismo, homofobia e transfobia. Somente com jornadas de lutas e independência política dos governos poderemos garantir todas as pautas
estudantis e a permanência da juventude pobre nas universidades.
Se você tiver acordo conosco, nos ajude a distribuir o nosso boletim e a vender o nosso jornal na sua universidade, participe das nossas reuniões e venha para o CONUNE conosco!