Solidariedade e Justiça para o Assentamento Olga Benário

Por Gabriel Bento, militante da CST e da Juventude Vamos à Luta

No dia 10/01/2025, o Assentamento Olga Benário, em Tremembé, São Paulo, foi atacado por criminosos. Tal ataque resultou em duas mortes, e foi denunciado pelo MST como motivado pela especulação imobiliária relativa ao turismo, e viabilizada pela falta de segurança oferecida aos moradores de áreas de reforma agrária. Também foi denunciado no final de dezembro e no início deste ano, ataques contra o povo Avá-Guarani, no Estado do Paraná, buscando tomar as terras destas pessoas.

Vemos em ambos os casos que o motivador principal desses ataques é obtenção de terras, meio de produção de riqueza, em um país historicamente moldado para atender às vontades de latifundiários, e isso passa pelos governos de Tarcísio, Carlos Massa Ratinho Júnior e o governo Lula ao não promoverem segurança para essas pessoas e não realizarem investigações para achar e punir tanto os criminosos diretamente envolvidos, quanto os mandantes intelectuais, geralmente grandes empresários/latifundiários que se beneficiam com a violência contra os assentamentos e as populações indígenas. Da mesma forma o governo Lula ao beneficiar o agronegócio com milhões acaba por encorajar esse tipo de ação.

É fundamental que o MST, MTST, CUT, CTB e organizações sociais, organizem uma jornada de luta para exigir a investigação e punição dos criminosos que assassinaram os dois militantes do MST. Pois somente com a nossa mobilização podemos lutar por justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *