Uberlândia: Roda de conversa “Por um programa para a juventude nas eleições e nas lutas”
Jeane Carla – candidata a vereadora em Uberlândia
No dia 11/09, ocorreu a roda de conversa construída pela juventude revolucionária Vamos à Luta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para apresentar a candidatura de Jeane Carla a vereadora de Uberlândia. Participaram da atividade militantes e apoiadores de nossa campanha.
A roda de conversa partiu da dura realidade em que vive a juventude pobre e trabalhadora: trabalhos precários na jornada 6×1, salários baixíssimos e, muitas vezes, sem direitos trabalhistas. Os estudantes universitários seguem com bolsas baixas que não conseguem pagar as contas do mês. Os governos nada fazem para mudar essa realidade. O governo Bolsonaro cortou bilhões da educação pública. Infelizmente, agora o governo Lula segue tirando verbas da educação pública. Recentemente, houve um corte de mais de 1 bilhão na educação federal para manter o Arcabouço Fiscal do governo Lula/Alckmin.
A juventude revolucionária Vamos à Luta apresentou que é possível mudar essa realidade. Agora, nas eleições, estamos apresentando uma alternativa da esquerda independente dos governos e dos patrões para os jovens e trabalhadores(as). Defendemos o reajuste salarial rumo ao salário necessário de acordo com o DIESSE; redução da jornada de trabalho sem redução dos salários; revogar as contrarreformas trabalhistas, previdenciária e o NEM; pelo não pagamento da Dívida Pública e pela taxação dos milionários, para que se invista em saúde, educação, moradia, transporte e serviços públicos; fim da repressão policial, contra a extrema direita e pela legalização do aborto.
Temos que rechaçar a candidatura da direita e da extrema direita unidas em Uberlândia, representada por Paulo Sérgio (PP), candidatura que ataca os direitos dos trabalhadores(as) e que nega o direito ao futuro da juventude.
A alternativa da frente ampla com Dandara (PT), em nossa opinião, não representa a saída de fundo para os nossos, uma vez que ela está em unidade com os patrões da cidade, o que a impede de apresentar um programa que resolva os problemas dos trabalhadores e da juventude.
Nestas eleições, a alternativa é a esquerda independente de governos e patrões, que quer esmagar a extrema direita nas ruas e não capitula à conciliação da frente ampla. Somente com os trabalhadores(as) e jovens mobilizados conseguiremos colocar na ordem do dia um programa operário e popular, rumo a um Brasil e mundo socialistas.
Por isso, em Uberlândia, pedimos seu voto para Jeane Carla 16.160 para vereadora e Gilberto Cunha 16 para prefeito.