Orlando Chirino precisa de nossa solidariedade!

Orlando Chirino é um dirigente operário antiburocrático e combativo de longa trajetória na Venezuela. Hoje, ele necessita de solidariedade para apoiar sua família por problemas de saúde. Na Venezuela da decadência capitalista e da crise da saúde pública, custa solucionar o mais elementar.

Nós, da CST, seção da UIT-QI no Brasil, manifestamos nossa solidariedade com nosso companheiro Chirino e convocamos a apoiá-lo através de uma arrecadação internacional.

Chirino é um dirigente operário e da esquerda trotskista desde os anos 1970. Organizou centenas de lutas operárias, sindicatos e correntes antiburocráticas contra todos os governos patronais da Venezuela. E batalhou toda sua vida pela construção do partido revolucionário e pela independência política de classe.

Chirino, desde o primeiro momento, alertou que o chavismo e sua proposta de “Socialismo do Século XXI” era uma farsa e que através dela não haveria mudanças de fundo para a classe trabalhadora e o povo venezuelano.

Reproduzimos, a seguir, o seu chamado de ajuda para a saúde dos seus filhos.

Caracas, Venezuela, setembro de 2024

Dirijo-me ao mundo do trabalho e a todos os que esta mensagem interesse.

Quem assina é Orlando Chirino. Sou um ativista e líder sindical de uma trajetória honesta e ampla no sindicalismo venezuelano. Juntamente com Antonio Mogollon, Ismael Hernandez e Stalin Perez Borgez, entre outros grandes lutadores sindicais, promovemos o desenvolvimento dos sindicatos, como uma ferramenta democrática, fundamental e genuína na defesa dos interesses e dos direitos dos trabalhadores em diferentes estados do país.

Quem me conhece pode atestar a perseverança, a perseverança e a constância na infinidade do trabalho desenvolvido, buscando a centralização, a unidade nas lutas, o respeito e a defesa dos salários, dos contratos coletivos, do direito de greve, da liberdade sindical, da seguridade social, da liberdade dos trabalhadores presos por defenderem seus direitos e a necessidade de solidariedade entre todos os que lutam. Tenho dedicado minha vida à defesa dos direitos dos trabalhadores. Porque é isso que eu sou: um trabalhador.

Acho que o Estado deve garantir a satisfação plena e total de todos os direitos. No entanto, meus irmãos, os trabalhadores, sabem que a realidade hoje é diferente, e que não apenas o salário não é suficiente para nada, mas que na Venezuela é proibido ficar doente, o sistema de saúde pública é praticamente privatizado, os hospitais estão deteriorados e desabastecidos e o custo dos suprimentos e medicamentos é inacessível para o salário de um trabalhador. Esse é o motivo que me leva a tornar público esse apelo de solidariedade.

Meus filhos: Carlos Chirino, CI: 11802117 e Orlando Chirino, CI: 11802118 estão sofrendo, RDP DRT HV ODI, CATARATA ODI, descolamento de retina, ambos são diabéticos, diagnosticados pelo Dr. Francisco W. Jaramillo M, Oftalmologista-Retinologista, do Centro Oftalmológico de Valência, CEOVAL, ameaçando ambos com a perda da visão.

A possibilidade de cirurgia médica exige recursos urgentes. 3.800 dólares cada um para a operação. É por isso que estou enviando meus dados e minha conta bancária, a fim de unir os esforços que nos permitirão alcançar esses objetivos em ambos os casos, que requerem atenção urgente.

Banco Provincia
Cta Corriente N: 0108 0071 42 0100045076
Orlando Chirino: CI: 3674643

Entre em contato com os seguintes números de telefone: Orlando Chirino: 0414 4208035 / Zoraya Pino: 0412 3415684 /
Carlos Chirino: 0414 3245771 e 0412 4193626.

Atenciosamente,
Orlando José Chirino Zabala.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *