Convenção do PSTU lança pré-candidaturas juntamente com a CST em Uberlândia, com foco em propostas socialistas
Por Marina Moreira – Juventude Vamos à Luta – Uberlândia, MG
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou, no dia 28 de julho de 2024, a convenção de lançamento de pré-candidaturas para as eleições municipais, a qual a Corrente Socialista de Trabalhadoras e Trabalhadores (CST) integra. O evento, ocorrido de forma online, foi marcado pela presença de membros do partido e apoiadores e teve como destaque a oficialização das pré-candidaturas de Jeane Carla para vereadora e Gilberto Cunha para prefeito de Uberlândia.
Cenário Político
A política local é amplamente dominada por lideranças de partidos de direita. O atual prefeito, Odelmo Leão (Progressistas), está em seu quarto mandato, além de ter ocupado o cargo de deputado federal por cinco mandatos. O cenário para as eleições de 2024 inclui também o Deputado Estadual Cristiano Caporezzo (PL), que assumiu o cargo de vereador em 2021. Caporezzo, conhecido por suas posições reacionárias, lidera movimentos pró escolas militares e já recebeu o ex-presidente Jair Bolsonaro na cidade, em 2022 e recentemente. Entretanto, este ano, Caporezzo retirou-se da corrida eleitoral, a pedido de Bolsonaro e Odelmo Leão, para apoiar o candidato do atual prefeito. As
pesquisas de intenção de voto apontavam Caporezzo em último lugar.
Além dos candidatos da direita, há a candidatura de Dandara Tonantzin (PT), que lidera nas pesquisas para a prefeitura. Dandara, eleita vereadora em 2020 e deputada federal em 2022, declarou apoio às ações do governo Lula-Alckmin e busca diálogo com o setor empresarial local. Na convenção do PT, também realizada em 28 de julho, Dandara anunciou uma aliança com o PSD, partido patronal, para a campanha.
Propostas e Estratégia
Durante a convenção, apresentamos um programa voltado para a classe trabalhadora. Entre as propostas estão o fim do Arcabouço Fiscal do governo Lula-Alckmin, taxação de bilionários e multinacionais, não pagamento da dívida externa e interna e estatização do sistema financeiro. Também defendemos a duplicação do salário mínimo, a redução da jornada de trabalho e investimentos em emprego, educação, saúde e moradia. Além disso, a revogação das reformas previdenciária e trabalhista, bem como de todas as privatizações, está entre as prioridades.
Construção de uma Alternativa
Destacamos a necessidade de uma esquerda independente, sem alianças com banqueiros e patrões, para enfrentar a extrema direita e defender os direitos democráticos e sociais da classe trabalhadora. Lutamos para construir uma alternativa socialista e revolucionária, que priorize os interesses da classe trabalhadora e não da burguesia. Com esse posicionamento, buscamos unir a oposição de esquerda em torno de um programa que reflita os interesses populares.
Rumo a um Brasil e um mundo socialistas
O lançamento da pré-candidatura da CST em conjunto com o PSTU marca o início de uma campanha que promete ser intensa em Uberlândia. Com foco em propostas sociais e econômicas que visam uma transformação radical da sociedade, nos colocamos como uma alternativa para os eleitores que buscam uma mudança profunda no cenário político local.
Postado no site no dia 19/08/2024, 21h27.