BH: Plenária de lançamento da pré-candidatura da professora socialista Andressa Rocha reúne ativistas

Por Cindy Ishida – Educação em Combate

As eleições municipais de 2024 ocorrerão no contexto de uma polarização que tentará imprimir a lógica de que não existe uma alternativa diante da Frente Ampla de Lula e do bolsonarismo. O ex-apresentador de programa policialesco da Record, Mauro Tramonte (Republicanos), lidera as pesquisas na capital mineira. Por outro lado, Bolsonaro vai com Bruno Engler (PL), ex-comandante da PM e reacionário, que figura em segundo lugar nas principais pesquisas. O bolsonarismo já entra em campo dividido.

Já o time da frente ampla aposta em Rogério Correia (PT) e Bella Gonçalves vice (PSOL), que figuram em 5º lugar nas últimas pesquisas, que disputam o protagonismo da “viabilidade eleitoral” com Duda Salabert (PDT), professora e travesti que milita no movimento ambientalista e aparece em 3º lugar. Nós não nos enganamos, saímos do PSOL pois sabemos que embarcar no barco furado da
conciliação de classes só tem levado as condições de vida da população à piora, já que o último prefeito petista na capital (Pimentel) parcelou salário de servidores e anistiou os crimes ambientais da Vale em Mariana. Já o ambientalismo da Duda é cosmético, pois não questiona a fundo o modo de produção predatório que dilapida nossas serras e deixa crateras contaminadas de metal pesado poluindo nossas águas.

BH foi a capital que teve maior aumento de temperatura nos últimos anos, com diversos dias com umidade comparável a desertos nesta estiagem. Tanto a frente ampla como os bolsonaristas só fizeram anistiar crimes ambientais e entregar áreas estratégicas para o equilíbrio ecológico nas mãos da especulação imobiliária e mineradoras. É preciso defender um modelo econômico radicalmente diferente, com expropriação, sob controle das e dos trabalhadoras/es, das empresas poluidoras e uma economia planificada que tenha como prioridade o bem-estar da população e os direito dos trabalhadores, água limpa e ar respirável. Por isso construímos a pré-candidatura do Wanderson, professor de luta e trabalhador da educação, como candidato a prefeito nessa unidade eleitoral da esquerda combativa.

Por isso, no sábado, 03 de agosto, nos reunimos com ativistas na sede da CST para construir pré-candidatura da professora Andressa Rocha como a vereadora em Belo Horizonte. Ela é parte das mulheres que derrotaram parcialmente o PL 1904, lutou pelo reajuste dos professores na rede estadual e está a serviço das lutas e da mobilização em defesa do meio ambiente. Uma voz da
esquerda independente dos governos e dos patrões, rumo a uma sociedade socialista!

Postado no site dia 19/08/2024, 21h21.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *