A GREVE ESTÁ SUSPENSA, MAS A LUTA CONTINUA!
TODOS A ASSEMBLEIA DIA 21/06 ÀS 18H NA FRENTE DO SINDICATO. | Unidos pra Lutar – Metalúrgico RJ
Conforme decidido pelos trabalhadores na assembleia do dia 15/06, a greve foi suspensa, os trabalhadores retornaram ao trabalho, mas em estado de greve, dando uma chance aos patrões de negociarem um acordo que seja satisfatório aos trabalhadores. Dessa vez o SINAVAL foi comunicado dentro do prazo legal de 72 horas de que se não melhorar a proposta a categoria poderá voltar a greve.
E a luta continua. Na UTC os trabalhadores decidiram bater o ponto e ficar de braços cruzados dentro da fabrica, pois o adiantamento que deveria estar na conta dia 15/06, não foi depositado. O vice presidente do SINAVAL foi obrigado a vir negociar com a Comissão de negociação escolhidos pelos trabalhadores. O resultado é que o pagamento estará na conta até este dia 21/06, caso contrário os trabalhadores voltaram a cruzar os braços.
Na Enaval parou o turno da noite e teve a garantia da chefia de que o pagamento sairia esse dia 20/06. A STX soltou uma circular dizendo que não depositaria o adiantamento nem o Visa vale e os trabalhadores pararam a partir das 12h deste dia 20/06 até o pagamento ser efetuado. Dentro da Renave também havia uma parcela dos trabalhadores parados pelos mesmos motivos, ou seja, contra as truculências, perseguições e ameaças dos patrões os trabalhadores decidem lutar sem medo!
ESTALEIRO MAUÁ: UM EXEMPLO DE DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS E TRABALHISTAS!
No Mauá, existe o maior desrespeito e maus tratos contra os trabalhadores. Para punir e intimidar, a direção do estaleiro trocou os três horários de almoço, por um único horário para os 4 mil trabalhadores almoçarem ao mesmo tempo, sendo que só tem uma hora para almoço. Os trabalhadores têm que se espremer para conseguir a refeição, as filas são quilométricas, nem todos conseguem comer, muitos tiveram que comer em pé e correndo para não serem punidos. Só faltou a chibata dos capatazes.
Estão aterrorizando os trabalhadores com circulares que ameaçam o não pagamento do adiantamento de quem fez greve. Isso é um absurdo e se caracteriza uma discriminação aos trabalhadores que exercem seus direitos constitucionais, pois a GREVE NÃO É FALTA NEM FOI JULGADA ILEGAL! Por isso, estamos coletando todos os documentos e provas para entrarmos na justiça contra a direção do Mauá e vamos levar essas denuncias a todos os órgãos de direitos humanos do Brasil e do Exterior e vamos fazer um denuncia formal na OIT. Os patrões que fiquem espertos, pois estamos de olho!
O mais revoltante é que a direção do Sindicato que tem uma sala cativa, com ar condicionado e todas as regalias dentro do Mauá e possuem 10 diretores que são desse estaleiro e não movem uma palha em defesa dos trabalhadores, se limitando a ficar assistindo tudo isso sem fazer nada e ainda endossam as truculências do patrão em seus boletins que insiste em falar bem dos patrões e contra a greve que os trabalhadores decidiram fazê-la democraticamente.
TODA VERDADE SOBRE A TRAIÇÃO DA DIREÇÃO DO SINDICATO…
Já é do conhecimento de todos que a direção do Sindicato não apóia a greve e se juntou aos patrões para pressionar a justiça a decretar a abusividade da mesma, pra ferrar os trabalhadores e tentar aproveitar esse fato a favor da chapa 1 do Reginaldo e sua turma contra a chapa 3 que é respeitada e está ao lado dos trabalhadores!
Vamos aos fatos:
Desde março a direção do Sindicato vem supostamente negociando a campanha salarial com ao SINAVAL e propagandeando que a cada negociação vinha subindo o índice. Fizeram várias assembleia pra parecer que estavam avançando e na verdade estavam com dificuldade de dar mais um golpe na categoria por que estamos em período eleitoral do sindicato.
Na Assembleia do dia 23/05 para parecer radical, Reginaldo enrolou, não deixou ninguém da base se pronunciar e decretou Estado de Greve, porém, conscientemente não comunicou ao SINAVAL no prazo de 72h como manda a lei de greve, pra torná-la ilegal. A direção do sindicato levou um susto na assembleia do dia 30/05, pois queria passar o acordo com o SINAVAL de 7,5% e VR de R$ 160,00, mais quando viram 1500 trabalhadores presentes e exigindo democracia pra falar e poder para decidir. Reginaldo ficou desesperado e fora de si que foi obrigado a colocar em votação e por unanimidade os trabalhadores decidiram pela greve.
Novamente Reginaldo não mandou o comunicado para o SINAVAL da decisão da categoria de entrar em greve e a decretou a partir da 00h do dia 31/05. Pra sacanear o trabalhador ele encerrou as negociações, quando na verdade a greve é pra garantir melhores negociações. Isso demonstra a total irresponsabilidade dessa direção com a campanha salarial da categoria.
A DIREÇÃO DO SINDICATO QUER FERRAR OS TRABALHADORES PRA FAVORECER A CHAPA 1.
A direção do Sindicato tem uma gigantesca rejeição da categoria metalúrgica. São mais de 20 anos à frente da entidade traindo os trabalhadores e se aliando a patronal. No desespero de querer permanecer na maquina do sindicato, estão impedindo que haja eleição, queriam ser chapa única (chapa 1), e já estão a 3 meses com mandato vencido. Pra complicar a vida deles, não poderiam simplesmente trair os trabalhadores, como fizeram em todas as campanhas salariais que dirigiram até hoje, pois a categoria já esta vacinada.
Estão fazendo de tudo para que o juiz dê apenas o Índice do INPC, de 4,88%, só pra tentar por a culpa na chapa 3, que é a única respeitada pelos trabalhadores devido a seriedade e responsabilidade dos seus membros e por estarem juntos dos trabalhadores nessa greve, enquanto a direção do Sindicato não aparece pra nada, não garantiu os piquetes e ainda foi até o juiz junto com o SINAVAL mentir e pedir a ilegalidade da greve.
As circulares internas das fabricas são escritas pela direção do Sindicato e a patronal. Sempre dizendo a mesma coisa dos panfletos do sindicato, ameaçando os trabalhadores, falando contra a greve, metendo pau na chapa 3 e mentido para evitar que os trabalhadores voltem a lutar e obedeçam o que a empresa quer sem lutar. ISSO É UMA VERGONHAAAA!!!!
Portanto, tudo que acontecer de negativo e desfavorável aos trabalhadores nessa greve, é culpa da direção do Sindicato e do presidente Reginaldo que sumiu em plena greve abandonando a categoria a sua própria sorte.