ESPECIAL: 50 anos da Liga Operária: o início do trotskismo morenista no Brasil

Em 1974 a Liga Operária desembarcava clandestinamente no Brasil para lutar contra a ditadura militar sob a perspectiva do marxismo revolucionário.

A CST, seção no Brasil da UIT-QI, está celebrando o cinquentenário dessa organização trotskista que buscou se inserir no movimento de massas e na classe operária num momento difícil e complexo. A Liga Operária fez isso com um perfil completamente diferente dos maiores partidos aqui existentes. A Liga se diferenciava da política e programas stalinistas, reformistas, nacionalistas por um lado; e dos métodos foquistas e vanguardistas dos grupos guerrilheiros, por outro. Era o inicio do trotskismo morenista em nosso pais.

Aqui buscamos recuperar essa história, em meio às comemorações do centenário de nascimento de Nahuel Moreno (líder da corrente trotskista ortodoxa a qual a Liga Operária se vinculou); e ao centenário da morte de Lenin, líder do Partido Bolchevique e da Revolução Russa. Ao mesmo tempo, valorizamos as experiências da Liga como parte de nossa tradição e dela extraímos lições para os dias atuais.

Boa leitura!

O início do trotskismo morenista no Brasil (PARTE I)

A Liga Operária retorna clandestinamente no Brasil (PARTE II)

O exemplo da Liga Operária é atual  (PARTE III)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *