Ação global em apoio ao povo palestino
No âmbito de um novo aniversário da Nakba, a comemoração da catástrofe ocorrida em 15 de maio de 1948, quando o Estado de Israel foi criado e 700.000 palestinos foram exilados de suas terras. Em todo o mundo, realizaram-se ações de apoio ao povo palestino, que atualmente resiste aos ataques genocidas de Israel em Gaza, à ocupação da Cisjordânia e à iminente invasão de Rafah.
Estas ações juntam-se à onda de repúdios no mundo contra o Estado de Israel e o seu ataque criminoso, como os acampamentos de estudantes universitários nos EUA e na Europa.
A UIT-CI faz parte destas ações que decorrem em todo o mundo, com a sua campanha permanente de solidariedade com a resistência palestina.
Na quarta-feira, 15 de maio, realizaram-se manifestações em várias cidades, acompanhadas de marchas, rádio aberta ou adesão aos acampamentos universitários.
Em Barcelona, os camaradas do Lucha Internacionalista, que fazem parte dos acampamentos universitários, também se juntaram ao evento pelo aniversário da Nakba, onde interveio o camarada Marc del Alcázar, dirigente estudantil.
Na Argentina, foi realizado um ato unitário em conjunto com o Comité Argentino de solidariedade com o povo palestino, onde intervieram Juan Carlos Giordano, deputado nacional eleito pela Izquierda Socialista e Jorgelina Bueno do Centro de Estudantes de Ciências Exatas da UBA, também uma referência do movimento estudantil e da Izquierda Socialista.
No Chile, o dirigente do MST, seção da UIT-QI, Rainier “Oso” Rios, participou na atividade organizada em conjunto com a comunidade palestiniana da cidade, organizações políticas, sociais e feministas.
Também se realizaram ações no Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde participaram camaradas da CST. Tal como na Bolívia, onde os camaradas do PT participaram na manifestação em La Paz às portas da embaixada dos EUA. No Panamá e no Peru, a Propuesta Socialista e o PT-Unios também fizeram parte das ações de apoio à resistência palestina. Tal como na Venezuela, o Partido Socialismo e Liberdade juntou-se ao repúdio dos crimes sionistas com a intervenção de Miguel Angel Hernandez, dirigente da UIT-CI e do PSL.
A partir da Unidade Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional, apelamos a que continuem a mobilizar-se em solidariedade com a resistência do povo palestino. Por um cessar-fogo imediato! Não à invasão de Rafah! Pela retirada de todas as tropas sionistas de todo o território histórico da Palestina, do rio ao mar! Pelo regresso de todos os refugiados ao seu território! Fora com Israel da Palestina! Por uma Palestina única, laica, democrática e não racista! Palestina livre do rio ao mar!
Venezuela
Peru
Turquia
Panamá
São Paulo – Brasil