Reunião internacional em solidariedade à Síria

| UIT-QI, Tradução Pedro Mara

Luta Internacionalista da Espanha e Organizações da Tunísia
Com adesão da Unidade Internacional dos Trabalhadores (UIT-QI)

Faz mais de um ano que começou a revolução no Norte da África e no Oriente Médio. A que explodiu na Tunísia se propagou para toda a área até chegar à Síria. Caíram Bem Ali, Mubarak, Gaddafi e suas ferozes ditaduras apoiadas pela União Européia e Estados Unidos. A revolução está passando por um dos seus momentos mais críticos em função do que está acontecendo na Síria. Bashar não para de matar seu povo e as grandes potencias querem aproveitar esta situação a seu favor.

É por este motivo, da solidariedade com o povo sírio que sofre com uma brutal ditadura e da denúncia das potencias mundiais, que queremos apelar às organizações políticas, sindicais, etc., para organizar uma reunião em Regueb (Tunísia) no dia primeiro de Maio com a intenção de debater a atual situação da Síria e a organização de uma campanha de solidariedade com a revolução síria.

Não é casual que esta reunião seja realizada em Regueb. Há pouco mais de um mês os auto-intitulados “amigos da Síria” escolheram a Tunísia para dar vergonhosamente seu apoio ao plano imperialista na Síria. Esses, que não são amigos da Síria, são os mesmos que apoiaram com dinheiro e armas Bem Ali e todos os ditadores da região, e, agora que o povo se levantou, querem por todos os meios parar a revolução e aproveitá-la em beneficio próprio sem se importar com o povo. É contra esta política que queremos impulsionar um encontro internacional de organizações que apoiem a revolução e o povo sírio em sua legitima luta sem os jogar nas garras do imperialismo.

Desta forma fazemos um chamado internacional para a participação em Regueb no primeiro de Maio, cujo objetivo é apoiar a revolução síria e denunciar a intervenção imperialista, escolhendo o primeiro de Maio como uma data simbólica para os trabalhadores do mundo.

A chamada a uma reunião internacional em Regueb é apoiada por:

UGTT – União Geral dos Trabalhadores da Tunes
Luta Internacionalista – Estado Espanhol
Regueb diálogo – Tunísia
Associação das famílias fiéis dos mártires e feridos da revolução

Programação:
Domingo 29 de Abril: recepção dos convidados e de reuniões com familiares feridos da revolução.

Segunda-feira 30 de Abril: reunião de trabalho entre os membros e representantes da UGTT, partidos políticos e associações que apoiam o povo sírio.

Terça-feira 1 de Maio: reunião pública com a participação de organizações e de demonstração de apoio ao povo sírio.