Cuba: Repudiamos a prisão de Alina Bárbara López Hernández e exigimos sua libertação

por UIT-QI

            No dia 14 de junho, foi detida na cidade de Matanzas, em Cuba, a intelectual e historiadora Alina Bárbara López Hernández, que pretendia realizar um protesto no Parque da Liberdade dessa cidade, diante de uma regulamentação migratória imposta pelo governo de partido único cubano, a qual restringe a mobilidade dos cidadãos no território do país, assim como para viajar ao exterior.

            Previamente, a historiadora cubana havia denunciado a indiferença do governo diante de sua solicitação para viajar a um evento acadêmico no exterior, por isso, decidiu realizar o protesto público exigindo seu direito de ir e vir, tal como está estabelecido na constituição cubana.

No mesmo dia 14, também foram citados pelos organismos de Segurança do Estado os intelectuais Jorge Fernández Era e René Fidel González García, o que pode significar que está em curso uma nova ofensiva contra intelectuais críticos ao regime ditatorial e stalinista cubano.

A Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional repudia a detenção de Alina Bárbara López Hernández. Exigimos sua imediata libertação e que seja respeitado o direito de ir e vir e de participar de eventos acadêmicos no exterior do país.

As assinaturas da campanha podem ser lidas na íntegra no site uit-ci.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *