Nicarágua: Grande triunfo da luta, 222 presos políticos são libertados
Por Pablo Almeida, dirigente da Izquierda Socialista (Esquerda Socialista)/UIT-CI e membro da Comissão Internacional pela Vida e Liberdade dos/as Presos/as Políticos/as da Nicarágua, que viajou até a fronteira da Nicarágua de 6 a 8 de julho de 2022.
10/02/2023. Em 9 de fevereiro, 222 pessoas privadas de liberdade por enfrentar ou simplesmente representar uma ameaça ao regime ditatorial de Daniel Ortega e sua esposa Rosario Murillo na Nicarágua foram libertadas. Em um ato de covardia e mostrando que nada mudou em seu ímpeto ditatorial, os detidos foram enviados de avião para os Estados Unidos ao mesmo tempo em que os lacaios de Ortega assinaram uma lei de banimento, tirando a cidadania de todos/as.
A ex-comandante sandinista Dora María Téllez, o líder estudantil Lester Aleman e o jovem ativista Yader Parajon são algumas das figuras mais conhecidas entre os libertados.
A poucos meses do 5º aniversário do início das revoltas que abalaram toda a Nicarágua em 2018, a libertação mostra que a luta contra a ditadura instaurada por Daniel Ortega está longe de terminar. E que mesmo nas condições mais duras resultantes da perseguição, que levou milhares de nicaraguenses ao exílio, a luta incansável continua dando frutos.
Nós, da UIT-CI, temos sido parte da luta contra a ditadura de Ortega e Murillo. No ano passado, participamos da Comissão Internacional presidida por 3 parlamentares da FIT-U da Argentina, que foi impedida de entrar em solo nicaraguense, por exigir a liberdade dos/as presos/as políticos/as e tentar verificar suas condições de confinamento.
Este grande passo alcançado ontem foi o resultado da luta incansável de milhares de nicaraguenses no exílio e, em condições extremamente adversas, na própria Nicarágua. Rechaçamos a tentativa do governo imperialista de Joe Biden de reivindicar algum mérito pela libertação dos/as presos/as e, assim, abrir um canal de diálogo para garantir a continuidade do ditador ou sua saída negociada com os ianques.
Viva a luta incansável do povo nicaraguense!
Abaixo a ditadura de Ortega e Murillo!
Liberdade para os/as presos/as políticos/as!