Panamá: organizações sindicais convocam greve geral para 21 de março

Por Imprensa Propuesta Socialista [Proposta Socialista]

 

Contra a lei que privatiza a previdência social e outras medidas anti-operárias, antidemocráticas e pró-imperialistas de Mulino.

No último sábado, 15 de março, foi realizada na Cidade do Panamá uma reunião representativa de organizações sindicais, populares e juvenis contra a Lei 163, aprovada em terceira discussão pela Assembleia Nacional e promovida pelo governo de extrema-direita e entreguista de José Raúl Mulino.

A Lei pretende privatizar a Previdência Social, como parte das medidas de austeridade anti-operárias e antipopulares implementadas pelo governo de Mulino.

A reunião foi convocada pela Alianza Pueblo Unido [Aliança Povo Unido] e realizada na Universidade do Panamá. O evento contou com a presença da Suntracs, do sindicato dos trabalhadores da banana de Bocas del Toro, de sindicatos de professores, do sindicato dos trabalhadores do Canal do Panamá, de Conato, de Conusi, de organizações camponesas do Rio Indio e de organizações estudantis e juvenis, como Juventudes Revolucionárias e FER29. Também esteve presente a Propuesta Socialista, através da nossa companheira Priscilla Vásquez; entre outras organizações sindicais e populares.

Em um clima combativo, e entoando as palavras-de-ordem “a luta não é de um só, a luta é de todos”, “somos patriotas, não traidores”, “a previdência não está à venda, deve ser defendida”, os dirigentes, ativistas e trabalhadores presentes concordaram em realizar uma marcha na próxima terça-feira, dia 18, a partir das 16h, partindo do Parque Porras, tradicional ponto de encontro, e indo até a Assembleia dos Deputados. A reunião também concordou em convocar uma greve geral de advertência para a próxima sexta-feira, 21 de março, e exigiu que o governo liberte os estudantes universitários do grupo Pensamiento y Acción Transformadora (PAT) [Pensamento e Ação Transformadora], detidos pela polícia nacional.

Os presentes decidiram continuar distribuindo panfletos e fazendo piquetes, a partir de segunda-feira, até a marcha de terça-feira, que fará parte de um evento nacional, que incluirá comícios e manifestações em outras cidades, como Darién, Chiriquí e Bocas del Toro, entre outras.

Os participantes da reunião foram enfáticos em seu compromisso de derrotar a Lei 163 nas ruas, bem como na rejeição à tentativa do governo de reabrir a mina, de propriedade da multinacional First Quantum, apesar da decisão da Suprema Corte do final de 2023 ordenando o seu fechamento.

Nós, da Propuesta Socialista, apoiaremos todas as atividades aprovadas na reunião e promoveremos as lutas de forma unitária, conforme proposto no evento do último sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *