Vem para o Conune com o Vamos à Luta!

Por Jeane Carla, Juventude Revolucionária Vamos à Luta

No mês de junho de 2025 acontecerá o 60° Congresso da UNE. A Juventude Revolucionária Vamos à Luta chama cada estudante a vir ao CONUNE conosco e batalhar por uma nova direção para a entidade.

A situação das universidades é precária!

Na UFRJ, a universidade fica sem água e luz; na UFMG, a assistência estudantil é controlada por uma fundação privada que não atende aos interesses dos estudantes; na USP, os casos de assédio não param de acontecer, a moradia é precária, as filas do bandejão e dos ônibus universitários são imensas.

Infelizmente, o governo da frente ampla de Lula/Alckmin corta o orçamento da educação, mantém o Novo Ensino Médio e não recompõe o orçamento das universidades, as nossas bolsas não são reajustadas e os bandejões seguem sendo precarizados. Enquanto isso, lançou um pacote de ajuste fiscal para 2025 e 2026  para manter as metas do Arcabouço Fiscal, do pagamento da Dívida Pública e destinar bilhões para a mão do agronegócio.

A UNE é pra lutar!

Diante do cenário de cortes e de precarização das universidades, a atual direção majoritária da UNE (UJS/PCdoB, Levante Popular da Juventude/Consulta Popular e juventudes do PT) nada fazem para mobilizar os estudantes, para barrar esses ataques à educação do Governo Lula.

A política da direção majoritária é imobilista e representa um compromisso com o Governo Lula. Um exemplo disso foi a política de boicote às greves estudantis do ano passado. O mesmo acontece com os cortes à educação: a UNE não denuncia o papel do Governo Lula nos cortes e não chama os estudantes a lutar contra eles.

Nesse sentido, a Juventude Vamos à Luta exige da direção majoritária da UNE um calendário de lutas unificado e construído pela base, com assembleias em todas as universidades para lutar:

1- contra os cortes na educação e o ajuste fiscal do Governo Lula/Alckmin;

2- contra o Arcabouço Fiscal, a Dívida Pública, para que os valores da assistência estudantil e das bolsas sejam aumentados;

3- Pela destinação de 10% do PIB para a educação;

4- Pelo fim da jornada 6×1 e redução da jornada de trabalho;

5- pelo direito ao aborto, pelo fim das chacinas policiais contra o povo negro e pobre;

6- Pela punição dos assediadores, estupradores, racistas, homofóbicos e transfóbicos;

7- Prisão para Bolsonaro e todos os golpistas;

8- Defesa do povo palestino;

9- Apoio à luta argentina contra Milei;

10- Contra Trump e a extrema direita mundial.

Seguir o exemplo da chapa Primavera nos Dentes da UFMG!

Na UFMG, tivemos uma chapa combativa e independente dos governos para disputar o DCE. A chapa foi composta por nós, Rebeldia (PSTU), Faísca Revolucionária (MRT) e UJC (PCBR). Achamos que foi um acerto pois apresentou um programa que chamava os estudantes à luta para conquistar suas reivindicações, sempre com independência política dos governos e reitorias.

A chapa Primavera nos Dentes deve ser um exemplo seguido nacionalmente para o congresso da UNE.  Defendemos a unidade da Oposição de Esquerda para o CONUNE. Uma chapa composta por setores que não compõem a direção majoritária:  Vamos à Luta (CST e Independentes), Rebeldia, Faísca, Já Basta!, UJC, Correnteza (UP) e Juntos (MES).

 

Leia o manifesto completo da Juventude Vamos à Luta para o Congresso da UNE, acessando Juventude Vamos à Luta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *