A UIT-QI e o apoio a revolução Síria

 (Na foto acima: Internacionalistas reunidos em Istambul, no ano de 2015. Da Esquerda para a direita: Manzour (Síria), Sedat (IDP, Turquía), Nassar (Líbano), Yassin Al Haj Saleh (Siria), Görquem Duru (IDP), Kaileh (Siria), Cristina Mas (LI, Estado español), Miguel Sorans (UIT-QI e Esquerda Socialista/Argentina).

13/12/24. Desde março de 2011, a UIT-CI e as suas seções promoveram o apelo à solidariedade internacional com a revolução síria. Na Argentina tivemos até confrontos físicos com defensores de Bashar al-Assade enviados da embaixada. Infelizmente estávamos muito isolados internacionalmente. Poucos setores da esquerda trotskista apoiaram.

Com a campanha internacional procuramos apoiar a esquerda independente que enfrentou a ditadura de al-Assad, para dar passos na construção de um polo socialista revolucionário na Síria. Trabalhamos em conjunto com diversos líderes e organizações que, apoiando a rebelião contra o regime, levantaram uma posição política independente da liderança da oposição burguesa do Conselho Nacional Sírio (SNC), do imperialismo e das milícias islâmicas reacionárias e do ISIS.

Entre eles podemos citar, entre outros, Yassin al Haj Saleh, escritor, que esteve preso durante dezesseis anos (1980-96). Ele passou a viver na clandestinidade desde o início da revolução até fugir do país em 2013. Deixou de ser comunista, mas se considera de esquerda. A sua parceira, Samira Khalil, está desaparecida desde que foi raptada em 2013 por um grupo salafista em Ghouta Oriental. Salameh Kaileh, jornalista sírio-palestiniano e autor marxista árabe, morreu em outubro de 2018. Ficou preso durante oito anos (1992-2000) na Síria. Depois de viver trinta anos em Damasco, foi preso e deportado para a Jordânia em 2012. Yasser Munif, cofundador da Campanha Global de Solidariedade com a Revolução Síria. Mansur Attassi, já falecido, do Partido da Esquerda Democrática Síria, organização com a qual mantemos uma relação fraterna.

Todos eles fizeram parte da Conferência Internacional realizada em Istambul, Turquia, em julho de 2015, que também foi convocada pela UIT-CI e outras organizações. Este foi o único evento global de esquerda em apoio à revolução síria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *