Sindicatos independentes da SLP se reuniram com o deputado argentino Juan Carlos Giordano

No dia 27 de agosto, foi realizada uma reunião muito especial na Casa Obrera Potosina, entre o deputado nacional argentino Juan Carlos Giordano e os representantes de sindicatos independentes da capital de San Luis Potosi, bem como grupos de trabalhadores que lutam por uma nova e autêntica representação sindical.

Aproveitando sua presença no México para participar de atividades comemorativas do assassinato de Leon Trotsky e do 100º aniversário da morte de Vladimir Ilich Lenin, os dois principais líderes da revolução russa de 1917, Giordano percorreu os 400 quilômetros que separam a Cidade do México dessa capital industrial.

O assunto da conversa foi o que está acontecendo na Argentina, com a chegada do ultradireitista Javier Milei ao governo. Foi um pouco mais de uma hora e meia em que Juan Carlos explicou as medidas mais importantes que levaram milhares de trabalhadores, mulheres e jovens às ruas em defesa de seus direitos e conquistas.

Os trabalhadores presentes tiveram a oportunidade de ouvir o ponto de vista de um legislador pertencente à Izquierda Socialista, a seção argentina da Unidade Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional, que faz parte da Frente de Izquierda y los Trabajadores Unidad (Frente de Esquerda e Unidade dos Trabalhadores). Uma explicação da perspectiva da esquerda revolucionária sobre a ascensão da ultradireita, que considera que a principal responsabilidade é o fracasso do chamado “progressismo”, encarnado naquele país pela corrente política conhecida como peronismo.
Houve perguntas e comentários muito interessantes dos participantes, bem como uma recepção muito fraterna, que foi dada pelo secretário geral do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da General Tire de México. Na reunião, foi possível conhecer a luta que vários grupos de trabalhadores agrupados na Liga Sindical Obrera Mexicana (Liga Sindical dos Trabalhadores Mexicanos) estão travando para se livrar do controle dos sindicatos corruptos e para fazer valer o direito à negociação coletiva genuína e à liberdade de associação sindical. No final da reunião, foi gravada uma mensagem de vídeo emocionante em solidariedade à luta do Sindicato Único de Trabajadores del Neumático Argentino, diante da séria ofensiva que está enfrentando do governo e das empresas do setor.

Essa reunião, que foi uma iniciativa de nossa organização, o Movimento ao Socialismo, seção mexicana da UIT-CI, foi uma oportunidade para que esses novos líderes se reunissem para uma reflexão que certamente contribuirá para fortalecer seu conhecimento e preparação política, para enfrentar o desafio de liderar essas novas representações, com princípios democráticos de independência e combatividade cada vez mais fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *