Juan Carlos Giordano falará no Museu Leon Trotsky no México
Por: Imprensa UIT-QI
84 anos após o assassinato de Leon Trotsky e 100 anos após a morte de Lenin, a Casa Museu Leon Trotsky está organizando a “Semana Vermelha”, em que várias personalidades homenagearão o dirigente bolchevique e fundador da Quarta Internacional.
Em nome da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores (UIT-QI), o deputado nacional eleito e dirigente da Izquierda Socialista (seção argentina da UIT-QI) Juan Carlos Giordano está visitando o México e participará da “Semana Vermelha”, realizando diversas conferências em conjunto com os companheiros do Movimento ao Socialismo (MAS) do México, seção mexicana da UIT-QI.
A “Semana Vermelha” terá início na terça-feira, 20 de agosto, com a apresentação do documentário “Um homem a exterminar”, de Marie Brunet-Debaines. No dia 22 de agosto, ocorrerá o Seminário Internacional e a exposição “Lenin e Trotsky, o que eles realmente defenderam?”. Juan Carlos Giordano participará da mesa dois, que acontecerá na sexta-feira, 23 de agosto, a partir das 16h30 no horário do México (19h30 no Brasil, 20h30 na Argentina, 00h30 do dia 24/08 no Estado espanhol). Junto com ele participarão Joe Le Blanc, professor da Universidade de Pittsburg, Estados Unidos, e Carla Torres Beltrán, dirigente da Esquerda Revolucionária do México.
Por outro lado, no âmbito da “Semana Vermelha”, Giordano fará uma palestra especial no Museu no sábado, 24 de agosto, às 16h (19h no Brasil, 20h na Argentina e meia-noite do dia 25/08 no Estado Espanhol), intitulada “Qual a vigência do marxismo revolucionário?”, com a intenção de responder a essa importante questão no contexto dos 100 anos do nascimento do dirigente e fundador da nossa corrente, o camarada Nahuel Moreno, do assassinato de Leon Trotsky e do centenário da morte de Lenin.
Como parte das importantes atividades que serão realizadas, Juan Carlos Giordano visitará a prestigiada Faculdade de Economia da Universidade Nacional Autônoma do México para proferir uma conferência sobre “Análise e perspectivas: o que está acontecendo com o governo de extrema-direita de Milei?” Tal atividade acontecerá na próxima quinta-feira, 22 de agosto, às 12h (15h no Brasil, 16h na Argentina, 20h no Estado espanhol) e debaterá a ascensão da extrema-direita na Argentina, suas causas e como combatê-la.
A jornada de debates terá continuidade na semana de 26 de agosto, com palestras na Universidade de San Luis de Potosí, bem como reuniões com dirigentes da Frente Sindical Potosino e com vários lutadores e ativistas.
A visita de Juan Carlos Giordano faz parte das importantes atividades que a UIT-QI está realizando para reivindicar as trajetórias, atualidade e lições políticas de nossos mestres e dirigentes Lenin, Trotsky e Nahuel Moreno.
As lições de Lenin, Trotsky e Nahuel Moreno não são receitas prontas ou meras peças de museu. São tarefas programáticas concretas, que buscam superar a crise de direção revolucionária internacional e, assim, permitir que as enormes mobilizações, rebeliões e revoluções tomem o poder e dêem o passo estratégico de conquistar governos dos trabalhadores, sem patrões ou burocratas. Governos que expropriem os grandes capitalistas, colocando os recursos mundiais a serviço das maiorias trabalhadoras e populares e não dos patrões, aquele 1% da população que se apropria de 45% da riqueza mundial.
A partir das redes sociais da UIT-QI publicaremos o maior número possível de palestras, a fim de divulgar algumas dessas importantes atividades de debate.