Argentina: Assumiu como deputada nacional uma trabalhadora ferroviária que limpa a estação Once
27/06/2024
Mónica Schlotthauer, do partido Izquierda Socialista, substituiu Romina Del Plá, do Partido Obrero, que deixou sua cadeira devido ao acordo de rodízio em vigor na Frente de Izquierda. Myriam Bregman também renunciou e foi substituída por Vanina Biasi, também do PO. Bregman e Del Plá foram aplaudidas de pé por seus colegas no plenário.
Mónica Schlotthauer trabalha como faxineira na estação Once e, ao meio-dia, tomou posse como deputada nacional do partido Izquierda Socialista para a Província de Buenos Aires. Ela substituiu Romina Del Plá, do Partido Obrero, no âmbito da rotação de assentos na Frente de Izquierda y de los Trabajadores (FIT).
Schlotthauer já havia ocupado a mesma cadeira de deputada nacional duas vezes nos últimos anos. Ela ficou conhecida nas manchetes de jornais e sites por seu trabalho (“Mónica Schlotthauer, a deputada que limpou estações de trem após seu mandato anterior no Congresso” ou “A ex-deputada que deixou seu cargo e voltou a trabalhar como faxineira no trem Sarmiento”).
Se trata de uma sindicalista proeminente no setor ferroviário e também uma participante fervorosa do movimento feminista, de onde se dedicou a defender a igualdade e os direitos das mulheres nas esferas trabalhista e social.
Bregman e Del Plá foram ovacionadas por seus companheiros no recinto.
Um minuto antes de Schlotthauer, Vanina Biasi, do Partido Obrero, havia sido empossada como deputada nacional pela Cidade Autônoma de Buenos Aires, substituindo Myriam Bregman, do Partido dos Trabalhadores Socialistas (PTS), também como resultado do acordo de rodízio trotskista.
Após a posse de Biasi e Schlotthauer, o presidente do bloco Unión por la Patria, Germán Martínez (Santa Fé), pediu para despedir-se de Bregman e Del Plá com uma salva de palmas que terminou com uma ovação de pé na câmara.