Repudiamos a tentativa de Golpe na Bolívia!
Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional
Durante a tarde de 26 de junho, setores do exército, comandados por Juan José Zúñiga, mobilizaram-se com tanques e tomaram a Praça Murillos e as entradas da Casa de Governo com forte controle militar. Zuñiga alegou representar as bases militares e exigiu que o governo mudasse vários ministérios e libertasse os presos pela tentativa de golpe de 2019, como Camacho, Añez e outros oficiais militares de alto escalão presos.
Da casa do governo encurralada, o presidente Arce empossou José Wilson Sánchez como novo comandante do exército, removendo Zuñiga, que se recusou a desmobilizar suas tropas. O novo comandante ordenou que os militares retornassem imediatamente às suas unidades.
A Central Obrera Boliviana convocou uma greve geral por tempo indeterminado, mobilizando-se em todo o país e montando bloqueios de estradas para impedir a mobilização de tropas em direção ao centro da cidade.
A partir da Unidade Internacional dos Trabalhadores, repudiamos a tentativa de golpe de Zuñiga e seus cúmplices. Apoiamos a convocação da COB para uma greve geral e conclamamos à mobilização para garantir a defesa dos direitos democráticos dos trabalhadores, das mulheres, dos jovens e das comunidades indígenas.
Unidade Internacional de Trabalhadoras e trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-CI).
26 de junho de 2024.