Jovens do mundo em apoio à Palestina
No sábado, dia 8 de junho, realizamos o primeiro conversatório das juventudes da UIT-QI em apoio à resistência heróica do povo palestino. No meio de uma escalada do movimento estudantil mundial que começou com 20 universidades ocupadas nos EUA, se expandiu até a Europa e atualmente chegou à América Latina com ocupações e ações de visibilidade nas universidades do Brasil e do Chile.
Como juventudes da UIT-QI, fomos impulsionadores de muitas dessas iniciativas em nossos próprios países. Nesse marco pudemos colocar de pé está importantíssima instância juvenil internacional que se propunha alguns objetivos fundamentais: cercar de solidariedade a Intifada estudantil que está se desenvolvendo em várias partes do mundo. Trocar experiências de como vem se organizando a luta em apoio à Palestina nos diferentes países para seguir impulsionando as lutas e ações de visibilidade. E, sem dúvidas, fortalecer a UIT-QI e as suas juventudes que vem desenvolvendo uma enorme campanha pela mais ampla unidade de ação internacional para derrotar o plano de genocídio e limpeza étnica em Gaza, por parte de Israel com seu criminoso governo de Netanyahu e conquistas uma Palestina única, laica, democrática e não racista.
Para essa conversa, contamos com os discursos dos dirigentes juvenis da Argentina, Brasil, Chile, Estado Espanhol, Portugal e Turquia, além da intervenção de uma companheira da Califórnia, convidada pelo nosso partido irmão MST da República Dominicana. Se falou, simultaneamente, em espanhol, inglês e português. Foi muito importante a saudação da companheira Shams da Palestina, assim como as saudações da companheira Maysan, palestina que vive na Turquia e de um companheiro que é parte dos acampamentos que estão se desenvolvendo em apoio à Palestina nos EUA. Todas as contribuições muito importantes da nossa internacional para seguir impulsionando a luta e ter a possibilidade de fazer chegar a nossa solidariedade.
Ao ser um conversatório bimodal em todas as seções, pudemos ter nossos companheiros de maneira presencial vendo o evento, o qual fortaleceu e enriqueceu nosso internacionalismo, tendo a imensa oportunidade de podermos nos ver entre os jovens que impulsionamos a construção dos nossos partidos revolucionários e a UIT-QI em todos os nossos países. Esse primeiro conversatório serviu como uma grande primeira instância impulsionada pela juventude, que será o pontapé para seguir construindo instâncias internacionalistas juvenis, a fim de impulsionar o crescimento da nossa internacional, sabendo que todos lutamos com um só punho por um governo dos trabalhadores e por um mundo socialista. E enquanto seguirem os ataques ao povo palestino por parte do genocida Estado de Israel, a resistência continua. Nós das Juventudes da UIT-QI nos comprometemos a seguir incansavelmente lutando em apoio ao povo palestino até que conquistemos uma Palestina livre do rio até o mar.