Comando Nacional de Greve e Mobilização Estudantil
Por Lais e Douglas, Juventude Vamos a luta UFF
Por todos os cantos do país os estudantes se levantam em defesa da universidade pública
No dia 04 de junho, mais de 70 discentes de graduação e pós-graduação de 10 universidades do país (UFLA, UFF, UNIRIO, UFRJ, UFBA, UFMG, UFU, UFABC, UnB, UNIFESSPA) se encontraram para debater a necessidade de um Comando Nacional de Greve e Mobilização Estudantil e quais as propostas para avançar na luta por recomposição do orçamento das universidades. O tom geral da Plenária era de indignação pelo imobilismo e silêncio da UNE e da ANPG em relação às greves dos TAEs, dos docentes e principalmente à greve estudantil, que já se desenrola em 8 UFs e tem deflagração esta semana na UFRJ.
Até o momento, nem a UNE nem a ANPG se colocaram na construção da mobilização das greves estudantis, deixando os estudantes isolados em suas lutas. A majoritária da UNE (UJS – juventude do PCdoB, LPJ e JPT – Juventudes do PT) não são consequentes com a luta dos estudantes e seguem blindando o Governo Lula/Alckmin da revolta estudantil, porque não querem se enfrentar com a política econômica de Haddad e seu Arcabouço Fiscal.
Aqui está presente o Movimento Estudantil!
Na plenária ficou evidente a necessidade de unificação das pautas estudantis e a disposição dos estudantes para dar essa batalha.
Foram aprovadas ações que fortalecem essa iniciativa:
– Próxima reunião Por um Comando de Greve e Mobilização Estudantil: dia 18/06/2024, 19h.
– Intensificar a apresentação do manifesto em assembleias e comandos de greve.
– Panfleto com QR Code do manifesto, para ser apresentado nas universidades.
– Seguir apoiando ativamente as greves dos técnicos e docentes.
– Exigir e propor nas assembleias o fortalecimento da greve e criação do comando nacional por parte das entidades nacionais (UNE, ANPG), com apoio inclusive jurídico das greves discentes já deflagradas, contra perseguições. E exigir resposta das entidades.