Vote Joice Souza 50200 e Mariza Santos 5020
Joice Souza 50200 – Um voto feminista e socialista em defesa da Amazônia
CST-Pará
Helder Barbalho lidera as pesquisas para o governo do estado. Na esteira dessa popularidade, diversos candidatos e candidatas almejam uma vaga na Assembleia Legislativa (ALEPA) para, quando lá chegarem, manter a ALEPA como braço legislativo de Helder, aprovando ataques ao povo trabalhador, tal qual fizeram nesses quatro anos de governo dos Barbalhos. A ALEPA aprovou por ampla maioria a Reforma da Previdência, que atacou profundamente os servidores estaduais, e a Lei de terras, que facilitou a grilagem. Mesmo partidos que se dizem de esquerda, como PT e PCdoB, foram parte desse governo e avalizaram esses ataques. Agora, seus candidatos estampam orgulhosos fotos ao lado de um governador privatista e inimigo do povo trabalhador (ver pag. 8).
Em uma suposta oposição a Helder, há os candidatos abertamente bolsonaristas, que trazem em seus programas toda a podridão reacionária, com discursos de ódio contra mulheres, LGBTs, negros e indígenas. Uma oposição de extrema direita, que reza na mesma cartilha econômica que o governador: privatizações, ajuste fiscal e retirada de direitos.
Nós, da CST e do Polo Socialista Revolucionário, defendemos que, para derrotar tanto o bolsonarismo quanto os candidatos dos Barbalhos, é necessário apresentar uma alternativa de voto radical, com independência de classe e um programa de enfrentamento ao ajuste fiscal, ao agronegócio, ao saque das multinacionais, à retirada de direitos e à destruição de nossas florestas.
É nesse sentido que apresentamos a candidatura da companheira Joice Souza 50200 para deputada estadual e convidamos a um voto radical, feminista, socialista e em defesa da Amazônia, da juventude, das mulheres, dos povos indígenas e tradicionais e da classe trabalhadora.
Joice Souza tem 32 anos, é jornalista e militante da CST. Filha de trabalhadores ribeirinhos e quilombolas do Furo do Maracujá, no município de Acará, Joice conheceu o movimento estudantil assim que ingressou no Curso de Jornalismo da UFPA em 2008. Desde então, foi parte ativa das lutas da educação, feministas e ambientais. Representou os estudantes da UFPA no Comando Nacional da greve geral da educação em 2012; atuou no movimento contra a construção da UHE de Belo Monte, nas Jornadas de Junho de 2013, nos grandes atos do movimento feminista, que explodiram a partir de 2015, e nas lutas contra Bolsonaro, desde o “Ele Não” em 2018.
Convidamos a dar um voto de protesto em uma candidatura com independência de classe, para enfrentar os Barbalhos e o bolsonarismo. Convidamos também para a construção ativa em nossa campanha, com a bancada radical da CST e com o Polo Socialista Revolucionário. Vote Joice Souza 50200 para deputada estadual.
Vote Mariza Santos 5020 – Deputada Federal!
Uma voz das mulheres trabalhadoras em defesa de direitos!
CST-Pará
No Pará, apresentamos também a candidatura da companheira Mariza Santos 5020 para deputada federal. Mariza é uma candidata negra, socialista e trabalhadora. Moradora do bairro da Terra-firme, periferia de Belém, é uma militante de longa data e conhece a realidade da classe trabalhadora no estado. Atuou no movimento estudantil, sindical e popular, apoiou lutas e ocupações do Movimento Sem-Terra, greves rodoviárias e ocupações urbanas.
Atualmente, é uma grande aliada das lutas dos servidores públicos federais, as quais acompanha cotidianamente como funcionária do Sintsep-PA, ajudando a organizar mobilizações da categoria contra os ataques de Bolsonaro.
Mariza é uma voz a serviço das lutas de nossa classe e para apresentar saídas reais para os problemas que afligem o povo trabalhador. É uma voz da luta pelo não pagamento da dívida pública, contra a Reforma Administrativa, em defesa das servidoras e servidores públicos e de toda a classe trabalhadora.
Chega de votar em inimigos de nossos direitos
O Congresso Nacional está lotado de inimigos da classe trabalhadora, das mulheres, da juventude e do povo pobre no Brasil. De olho em gordas emendas parlamentares e em mais verbas para suas reeleições, dominado por bancadas conservadoras e antioperárias, como as bancadas do boi, da bíblia e da bala, esses deputados disparam ataques, retiram nossos direitos e favorecem seus aliados, os banqueiros e os mais ricos.
Só para citar os ataques mais recentes, temos a Reforma da Previdência; a PEC 010, que em meio à pandemia liberou mais dinheiro para os banqueiros e estatizou os seus prejuízos; o PL do veneno, que legalizou centenas de agrotóxicos que são proibidos em outros países. Além disso, para agradar os setores conservadores, bloqueiam pautas importante, como a legalização do aborto ou a demarcação de terras indígenas.
Em outras palavras, estamos falando de um parlamento inimigo de nossos direitos, onde quem manda são os patrões e banqueiros. Por isso, a nossa candidatura defende que, para além de denunciar esses ataques, é necessário organizar o povo para derrotá-los com mobilização nas ruas.
Chega de votar em quem tem o rabo preso com os patrões! Chamamos a votar 5020, Mariza Santos deputada estadual!