Movimento Socialista de Trabalhadores Haitianos se soma à UIT-QI

 

 

Declaração conjunta MSTH-ROZO e UIT-QI

 

No dia 12 de fevereiro de 2022 ocorreu uma reunião virtual conjunta entre as companheiras e companheiros do Movimento Socialista de Trabalhadores Haitianos – Rede de Organizações da Zona Oeste (MSTH-ROZO, na sigla em espanhol) e o Secretariado Internacional da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI).

A reunião teve como objetivo realizar um intercâmbio político e formalizar a incorporação do MSTH-ROZO à UIT-QI. A integração de revolucionárias e revolucionários do Haiti à UIT-QI é um grande passo internacionalista e uma contribuição do Caribe à unidade das e dos revolucionários na luta estratégica contra o sistema capitalista-imperialista e pelo triunfo do Socialismo com democracia operária e popular, no Haiti e em todo o mundo.

As e os companheiros do MSTH-ROZO têm uma longa trajetória de luta no Haiti, país cuja crise econômica e social é consequência de mais de um século de invasões e agressões militares, ditaduras oligárquicas, políticas de saque e superexploração a serviço da burguesia e do imperialismo. O Haiti foi a primeira nação independente da América Latina e do Caribe (1804); desde então, o povo haitiano nunca deixou de lutar contra o colonialismo, as ditaduras a serviço do imperialismo e as ocupações estrangeiras. Uma rebelião popular em 1986 pôs fim à ditadura dinástica dos Duvalier. Entre 2004 e 2017, lutou contra a ocupação da MINUSTAH a serviço do imperialismo. Essa ocupação deu lugar ao regime cleptomaníaco do PHTK, do qual o governo de fato de Ariel Henry é sua terceira versão. O principal apoio deste governo é o Core Group, um órgão de tutela imperialista integrado pelos embaixadores dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Estado espanhol, França, Alemanha, a União Europeia, a OEA e a ONU.

O MSTH-ROZO é parte ativa da luta em defesa do direito à autodeterminação do Haiti e por uma saída operária e popular para a grave crise política e social.

A UIT-QI sempre apoiou as lutas e rebeliões do povo haitiano, realizando diversas campanhas de solidariedade internacional. Neste marco, nos últimos anos, vem confraternizando com as e os companheiros do MSTH-ROZO com ações de solidariedade comuns e intercâmbios políticos. Realizaram-se traduções de declarações, reportagens e fóruns com dirigentes do MSTH-ROZO para apoiar a difusão de suas posições na América Latina.

Parte desse intercâmbio foi a viagem de um dirigente da UIT-QI para Porto Príncipe. Em dezembro de 2020, dirigentes do MSTH-ROZO participaram virtualmente do VII Congresso Mundial da UIT-QI.

O MST da República Dominicana, seção simpatizante da UIT-QI, impulsionou, nos últimos anos, campanhas internacionais contra a discriminação e perseguição que a comunidade imigrante haitiana sofre neste país, incluindo a denúncia dos linchamentos racistas, da superexploração dos trabalhadores haitianos e o repúdio às medidas de perseguição à comunidade imigrante, utilizando o slogan “Vidas Haitianas Importam” (#LasVidasHaitianasImportan) junto a outras organizações dominicanas e da diáspora haitiana. No dia 01 de janeiro deste ano se emitiu uma declaração do MSTH-ROZO, em conjunto com organizações haitianas, o MST da República Dominicana e a Proposta Socialista do Panamá, rechaçando o chamado dos presidentes do Panamá, da Costa Rica e da República Dominicana que queriam aumentar a ingerência imperialista no Haiti (https://mst-rd.org/2022/01/01/rechazamos-el-llamado-de-abinader-alvarado-y-cortizo-a-profundizar-la-injerencia-de-la-onu-en-haiti/). Esta declaração teve uma ampla difusão no Haiti.

A UIT-QI também apoiou uma campanha de solidariedade da organização #HaitianosRD com as vítimas do terremoto que impactou o sul do Haiti no ano de 2021; essas vítimas, até o dia de hoje, estão em grande medida negligenciadas pelo governo. Uma delegação do MSTH-ROZO viajou para a zona e fez a entrega de materiais didáticos infantis enviados como parte dessa campanha solidária.

No marco de seus objetivos, o MSTH-ROZO promove a economia social e solidária e cria uma mutual solidária em um bairro operário de Porto Príncipe, com a esperança de projetar um modelo eficaz de autofinanciamento popular. No dia 07 de abril, a UIT-QI e o MSTH-ROZO promoverão ações conjuntas contra a ingerência imperialista e o saque dos recursos minerais no Haiti pelo Core Group.

O MSTH-ROZO e a UIT-QI se comprometem a seguir impulsionando a solidariedade internacional com a classe trabalhadora e o povo do Haiti e com as lutas de todos os povos do mundo contra a exploração imperialista e capitalista, pelo socialismo com democracia operária e popular.

 

Movimento Socialista de Trabalhadores Haitianos – Rede de Organizações da Zona Oeste (MSTH-ROZO) e Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI)

12 de fevereiro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *