ITÁLIA | Coronavírus e a solidariedade infinita entre os de abaixo

Por Raúl Zibechi, para desinformemonos.org

As greves dos trabalhadores, a solidariedade popular nos bairros e os panelaços, são algumas das manifestações do povo italiano contra a maneira como o governo impôs quarenta anos a um país inteiro, que a grande mídia silencia e esconde para continuar introduzindo o medo e a subordinação.

O jornal da esquerda, Il Manifesto, relata em sua edição na sexta-feira 13: “O mundo do trabalho voltou a falar com uma só voz. É a descrença e a raiva daqueles que pedem para ser tratados como todos os outros trabalhadores. Raiva operária pela decisão do governo de não interromper a produção nas fábricas que se materializou na quinta-feira quando as portas foram abertas: greves espontâneas, assembléias, cessação temporária da produção ”(Il Manifesto, 13 de março de 2020).

Greves em Milão, Mântua, Brescia, Terni, Marghera, Gênova, em grandes empresas, como continuarão hoje na Electrolux, Iveco, Tenaris, Beretta e no Grupo Arcelor Mittal, entre outras. Um crescimento da desobediência dos trabalhadores que forçou o presidente Conde a convocar uma videoconferência com os sindicatos e levou o presidente da Confindustria a dizer que as greves são “irresponsáveis”.

Não são greves por salários, mas por dignidade, porque os trabalhadores da indústria querem ser tratados como outros trabalhadores. Eles exigem interromper a produção para “higienizar, proteger e reorganizar os locais de trabalho”, como exigiam os sindicatos dos metalúrgicos.

Os metalúrgicos da fábrica Bitron Cormano, perto de Milão, disseram à Radio Popolare que trabalhar sob essas condições é muito difícil. “Em fevereiro, pedimos luvas, máscaras e anti-sépticos e eles não fizeram nada, então entramos em greve”. Eles acrescentam: “É muito difícil trabalhar assim. Nos olhamos como se fôssemos estranhos.”

Nestes tremendos dias de solidão e medo, encorajados pela mídia em geral de maneira histérica, mas calculada, somos super informados sobre os riscos de sair de casa, de nos relacionarmos com os outros, de como a epidemia/pandemia está progredindo e todos esses dados nos paralisa.

Há muito mais, que merece destaque. Os trabalhadores da fábrica recuperada Rimaflow, em Milão, divulgaram um comunicado: “Acreditamos que uma redução real de riscos não pode recair nos setores mais frágeis e economicamente precários. Para realmente conter a epidemia, ninguém deve ser forçado a ir trabalhar, todos devem ter acesso a uma renda de quarentena e a capacidade de receber serviços básicos, tratamentos e necessidades em casa.”

Dizem então que, em uma situação tão difícil, “queremos continuar construindo laços de solidariedade”, e oferecem seus serviços a quem precisa para cuidar de crianças, comprar comida e levá-los às casas de quem pede, fornecendo seus telefones e se preparando para qualquer consulta jurídica e sindical.

O que acontece nos bairros, onde existem mais de mil centros sociais, merece uma menção separada. Os jogadores e torcedores do clube de “futebol popular” Borgata Gordiani, da periferia da classe trabalhadora de Roma, se colocaram à disposição de “idosos e qualquer pessoa em dificuldade” (ver Pigneto Today).

Penduravam panfletos nas portas dos prédios oferecendo, em solidariedade, fazer as compras para as famílias às terças e quintas-feiras. No bairro em que Passolini filmou alguns de seus filmes, dezenas de pessoas estavam dispostas a trabalhar para outros, como também é o caso no centro social do bairro e em muitas outras cidades italianas. Os idosos que estão sendo abandonados pelo Estado e pelos empresários são atendidos pela solidariedade de classe.

Em várias cidades, principalmente em Nápoles, dezenas de famílias usavam panelas nas varandas. Um panelaço nacional foi convocado para sexta-feira 13. “Abrimos as janelas, saímos na varanda e fazemos barulho”, diz a convocatória que espera se tornar “um show gratuito gigante” (https://bit.ly/2WlzHJF).

Os principais meios de comunicação, que estão determinados a introduzir o medo, escondem a imensa solidariedade entre os de baixo. Certamente porque eles temem, porque outro mundo se constrói nessas atitudes. Prova disso é que, apesar das restrições, eles continuam com as maiores manobras militares da OTAN desde o final da Segunda Guerra Mundial.

Estas são as manobras “Defenda Europa 2020”, planejadas antes da epidemia, mas que não foram adiadas. “Muitos interpretaram o destacamento de 30.000 soldados na Europa, dos quais 20.000 americanos (o maior destacamento de tropas americanas na Europa no final da Guerra Fria) para uma série de exercícios militares, como prelúdio de algo maior” (https : //bit.ly/39ZqL0x).

Segundo declarações oficiais, as manobras têm como objetivo proteger o continente de uma “invasão russa”. No entanto, o amplo destacamento militar da OTAN nas estradas e cidades é impressionante, enquanto a população deve estar confinada em suas casas.

A partir da descrição acima, necessariamente cortada, surgem alguns elementos que eu quero compartilhar.

O primeiro é a solidariedade de classe, dentre os de baixo, porque nesse ser solidário existem várias gerações que na vida cotidiana não se relacionam, jovens e velhos, por exemplo. Mas também existem migrantes, mulheres, negros, gays, muçulmanos e a enorme diversidade dos setores populares. É a única esperança que temos neste momento de loucura pela humanidade.

O segundo é a racionalidade egoísta daqueles que estão no topo, daqueles empresários que obrigam os operários a trabalharem porque querem continuar acumulando riqueza. Eles os fazem trabalhar, o que já é discutível quando há quarentena, mas também não lhes fornecem os elementos mínimos de proteção.

O terceiro, o mais temível, é a militarização em andamento. A polícia e os militares estão encarregados de nos monitorar, cada vez mais sofisticados, com milhões de câmeras e agora também com aplicativos que nos seguem em todos os lugares, como na China, onde a identificação facial torna impossível ignorar as regras mais absurdas.

Se eu tivesse que acrescentar outra coisa, eu diria: apenas a solidariedade de classe, de gênero, da cor de pele podem moldar aquele guarda-chuva multicolorido gigantesco que salva a vida no planeta.

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