Solidariedade com a proclamação da independência da Catalunha!
Chamado internacional da UIT-CI
Fora a intervenção de Rajoy e da Monarquia!
Não a qualquer tentativa repressiva ao povo catalão!
O Parlamento da Catalunha, que já havia se manifestado no triunfo do referendo pela a independência em 1 de outubro, finalmente aprovou a independência do Estado Espanhol. Após a declaração de independência da Catalunha, o governo do Partido Popular, Mariano Rajoy, anunciou a intervenção para continuar submetendo o povo catalão ao regime opressor do Estado Espanhol e da monarquia reacionária, regime sucessor de Franco.
Rajoy destituiu as autoridades catalãs, o presidente catalão Carles Puidgemont e os membros do governo dessa região, dissolvendo o Parlamento regional. Seus cargos serão agora preenchidos por funcionários designados por Madri. Por trás dessas medidas reacionárias, a repressão contra o povo catalão está sendo preparada.
O povo catalão e a juventude tomaram as ruas em Barcelona, Girona e outras cidades, para comemorar e apoiar, com sua mobilização massiva, a declaração de independência.
Da UIT-CI saudamos o povo catalão que se manteve mobilizado para que, finalmente, a independência seja alcançada, e repudiamos a intervenção do Estado Espanhol. Ao mesmo tempo, denunciamos a cumplicidade dos reformistas do PSOE com Rajoy e sua repudiável intervenção. Como também rechaçamos as posições de pseudo esquerdistas, como Pablo Iglesias de Podemos, que se declarou contrário à declaração de independência, dizendo que é “ilegal e ilegítima”. Declarações deste tipo favorecem a intervenção e a repressão do regime reacionário de Mariano Rajoy e da monarquia.
Os socialistas revolucionários defendemos o direito dos povos e nacionalidades oprimidas à sua autodeterminação e a se tornarem independentes se assim decidirem. Uma República na Catalunha abrirá o caminho para que outros povos e nações do Estado Espanhol acabem com este anacrônico regime, imposto no fim do franquismo.
Essa luta democrática faz parte de uma luta mais profunda, pela aplicação de um plano econômico a serviço dos trabalhadores e demais setores populares. Por essa razão, os socialistas revolucionários vão lutar para que essa república seja de e para toda a classe trabalhadora, no caminho de uma Federação das Repúblicas Socialistas Ibéricas e dos Trabalhadores. Com o povo e a juventude catalã estão mobilizados nas ruas.
Apelamos à mais ampla solidariedade internacional com o povo catalão em defesa da Catalunha Livre e em repúdio a todas as formas de intervenção e repressão lançadas por Rajoy contra a mobilização do povo e da juventude catalã. Chamamos a realizar no mundo todo tipo de ações unitárias de solidariedade em apoio à independência da Catalunha.
Unidade de Trabalhadores Internacionais. Quarta Internacional (UIT-CI)
27 de outubro de 2017.