MOÇÃO DE APOIO DO SINTUSP AOS GARIS DO RIO DE JANEIRO

CONTRA A DEMISSÕES POLÍTICAS DE PAES E DA COMLURB | SINTUSP

Por uma campanha nacional pela readmissão imediata dos garis demitidos por lutar!

Pouco mais de 30 dias após o fim da greve dos garis do Rio de Janeiro, nos últimos dias de abril, a Comlurb e o governo de Eduardo Paes (PMDB) demitiram aproximadamente 50 garis por suposta “justa causa”, incluindo aqueles que foram parte ativa da greve. Esta nova ação antisindical por parte da prefeitura do Rio de Janeiro ocorre depois de diversas transferências entre unidades após a greve deste ano, usadas como assédio para forçar garis a se demitirem.

Nas cartas de demissão a Comlurb alega que “a ilegalidade da greve e a obrigatoriedade do retorno ao trabalho foram comunicadas em diversas oportunidades", a existência de faltas durante a greve e a participação (não comprovada) em piquetes, como se isso fosse motivo para demissão, assumindo claramente o caráter político e antisindical dessas demissões.

Paes e a Comlurb já haviam tentado demitir centenas de garis durante a greve do ano passado, e a força do movimento os impediu. Entendemos essas demissões como uma retaliação pela greve deste ano e pela enorme vitória dos garis no ano passado, e como um ataque preparatório frente às olimpíadas e às eleições em 2016.

Neste momento é fundamental a solidariedade contra as demissões por parte de outras categorias de trabalhadores e nossas organizações sindicais.

Chamamos a uma campanha nacional pela readmissão dos garis, e nos colocamos à disposição das companheiras e companheiros! Readmissão já dos garis demitidos por lutar!

6o Congresso dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo

Realizado em São Paulo entre os dias 27 e 30 de abril de 2015