Segue a luta dos Metalúrgicos em Niteroi
ASSEMBLEIA GERAL DOS TRABALHADORES DO BRASA! | COMISSÃO DE FABRICA DO BRASA
Na véspera da Copa as greves crescem em todo país. São Rodoviários, vigilantes, professores e servidores das universidades, que como os metalúrgicos, estão lutando por aumento salarial. Hoje 15 de maio ocorrerão manifestações em várias capitais do país unificando os que lutam por salário, saúde e educação e contra o dinheiro que vai para copa e não para investimentos sociais, implementado pelo governo federal.
Na nossa ultima assembleia em 02/05, decidimos pagar nossos quatro dias através de desconto de um dia por mês e que os quatro dias da empresa são dela e não temos que ficar amarrados a prazo de entrega de obra nenhuma. Até hoje a direção do estaleiro Brasa não respondeu nossa proposta e se recusa a negociar. Colocaram vários seguranças no prédio da administração e proibiram a entrada de qualquer Cipeiro ou membro da Comissão de Fabrica.
Estamos na metade do mês de maio e até agora nenhuma reivindicação de nossa pauta foi respondida pela empresa. O gerente geral fez um DDS na base do Brasa para dizer que ele só negocia e reconhece a direção traidora do sindicato, a mesma que causou a demissão dezenas de trabalhadores e mandou descontar dias parados dos trabalhadores do estaleiro Mauá. Ou seja, querem o sindicato por que só fazem o que eles mandam!
Mas uma vez a direção da empresa é intransigente ao se recusar negociar o que é nosso de direito. Esse é o mês da nossa data base e temos que ter uma resposta essa semana. Para isso propomos uma assembleia para sexta feira, 16/05 a partir das 6h na frente do estaleiro Mauá. Sem negociação seremos obrigados a decretar Estado de Greve, assim como os trabalhadores do estaleiro VARD. Vamos unificar com outros estaleiros que estão apontando paralisação para termos mais força na luta.
O sindicato não chama assembléia porque não tem coragem de propor o índice de 8% ou 9% e nem o Vale de R$ 300,00que os patrões já negociaram com eles. Para derrotar essa aliança anti-trabalhador do Sindicato patronal com a direção do Sindicato dos metalúrgicos, vamos unificar todos os estaleiros para uma greve geral dos metalúrgicos.
Achamos importante destacar da pauta os seguintes pontos para imediata negociação:
1 – Índice para reajuste dos salários: propomos 20%;
2 – Valor do Visa vale: Propomos R$ 500,00 sem integral e sem condicionamento;
3 – Plano de saúde integral, apartamento, sem co-participação dos trabalhadores;
4 – Saída às 13h em dias de adiantamento e pagamento;
5 – Mesmo salários e direito para os trabalhadores das empreiteiras;
6 – Organizar um calendário para discutir o restante da pauta.