17 de junho: SOMOS TODOS PAULISTANOS – nas ruas até a tarifa cair

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS QUE LUTAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA |

Nas ruas até a tarifa cair!

CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DOS QUE LUTAM POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA

O país está em luta. As mobilizações ocorridas contra o aumento das passagens em várias capitais ganharam força e conseguiram vitorias derrubando aumentos como em Porto Alegre e Goiânia. Esse movimento tem relação direta com os efeitos da crise econômica internacional que tem levado milhares as ruas na Europa. Também reflete a luta dos trabalhadores e da juventude de países do mundo árabe e da Turquia.

O problema da juventude de São Paulo não são 20 centavos, como vários jornais afirmam na tentativa de desqualificar o movimento. Os paulistanos lutam contra a precarização das condições de vida. O mesmo ocorre nas ruas do Rio de Janeiro.

O ano começou com a inflação na casa dos 6% e alta nos preços de vários itens da cesta básica, aumento das tarifas e colado a isso um reajuste insuficiente do salário mínimo. Isso porque a política econômica do governo Dilma privilegia o sistema financeiro e os empresários. Há ainda um pacote de privatizações e ataques aos direitos dos trabalhadores no momento em que fica claro que os bilhões destinados para a Copa só beneficiam os ricos. Enquanto isso a crise econômica penetra mais forte em nosso país. Esses fatos estão na raiz da queda de popularidade de Dilma e do desgaste do PT.

A juventude em luta expressa a indignação contra inúmeros escândalos de corrupção e aos esquemas mafiosos dos governantes e demais políticos com os empresários. Também reflete o questionamento a essa falsa democracia onde um fascista preside a comissão de direitos humanos do congresso e um bandido controla o senado.

Enfrenta-se a política de Dilma, dos governadores e prefeitos. Objetivamente questiona-se o modelo de transportes centrado no setor privado, sem qualidade, superlotado e os engarrafamentos quilométricos nas ruas.

Hoje o centro das manifestações são as duas principais capitais do país: São Paulo e Rio de Janeiro. Durante a Copa das Confederações tudo o que os governantes não querem é que o povo denuncie seus desmandos. Por isso tratam de criminalizar as lutas e reprimir brutalmente as mobilizações. Agora Dilma se soma a essa repressão. Através do Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso, utiliza a Policia Federal e a Força de Segurança nacional contra os manifestantes. Isso prova que petistas e tucanos estão do mesmo lado contra a população. Repudiamos a criminalização, sobretudo a que ocorre em São Paulo.

Unificar a luta contra os aumentos e por transporte público de qualidade!

É necessário que as categorias de trabalhadores possam unificar suas demandas especificas com as mobilizações que estão ocorrendo. Incorporando suas pautas de reajuste de salários e melhores condições de trabalho a luta contra o reajuste das passagens.

Para triunfar, precisamos que mais e mais setores se incorporem na luta. Por isso devemos coordenar nossas manifestações com movimentos sociais como o MTST, dentre outros. Devemos utilizar os calendários do movimento como a jornada nacional de luta contra as obras da copa, as campanhas salariais das categorias, e outros processos.

Nos esforçaremos para impulsionar e coordenar novos dias nacionais de protestos. Seguiremos nas ruas até a tarifa cair e até que exista uma real discussão sobre o transporte de nossas cidades. Nas ruas é possível vencer!

Exigimos:

– Derrubada dos aumentos!

– Basta de transporte caro, superlotado e com acidentes!

– Passe-livre para estudantes e desempregados.

– Fim da repressão, dos processos e prisões! Liberdade aos presos políticos!

– Não a intervenção da Policia Federal e da Força de Segurança Nacional de Dilma e Cardoso!

– Unidade dos que lutam! Por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e vida! Contra remoções! Por teto!

– Fim das isenções fiscais e reduções de impostos para essas empresas e o cancelamento das concessões e das Parcerias Público-Privadas. Basta de dinheiro publico para os empresários do transporte!

– Que todas as empresas que se negam a atender o povo de forma eficiente e se neguem a reduzir a tarifa, sejam municipalizadas.

CST-PSOL

Unidos Pra Lutar

Vamos à Luta