NADA DEVE DETER A PRIMAVERA!

| marcelofreixo.com.br

Amigas e amigos,

Obrigado por terem tornado possível a construção dessa campanha tão alegre e inspiradora, que marcou para sempre a história do Rio de Janeiro. Por terem feito do processo eleitoral um importante momento de organização de uma alternativa política, voltada para a garantia de direitos, a defesa do interesse público e a constituição de um padrão de desenvolvimento com justiça ambiental e social. Por todas e todos termos provado que de fato nada deve parecer natural, nem impossível de mudar. Obrigado por cada um dos 914.082 votos que nos apresentaram como principal força política de oposição a esse projeto de cidade-empresa que está transformando o Rio em um verdadeiro balcão de negócios. Por cada gesto, palavra, tempo, espaço e mesmo por cada valor em dinheiro doado à nossa campanha, que evoluiu livre de acordos escusos. Cada um de nós fez mais do que pôde.

Mas essa nossa história de luta pelas mudanças de que precisamos está só no princípio. O desafio que temos pela frente é do tamanho da esperança que regamos com a nossa luta e vimos desabrochar em uma linda Primavera Carioca. Agora é tempo de unir as forças que mobilizamos para mantê-las vivas e em ação permanente.

Hoje o Rio é administrado em torno dos interesses dos grandes investimentos, de uma parcela de empresários, de um pequeno grupo de pessoas que controla o circuito financeiro da cidade. Um lugar caro, poluído, segregado, com cada vez menos mobilidade e sem nenhuma transparência, muito menos canais de participação efetivos. Este não é o Rio que queremos!

Temos que continuar avançando na construção das condições políticas necessárias para a realização das transformações que tanto almejamos. Para isso, precisamos manter abertos e ativos os mais de cem comitês voluntários que se espalharam por toda a cidade durante a campanha. É preciso manter aceso o debate sobre projeto de cidade, a troca de ideias, a articulação de atividades políticas de resistência ao modelo político atual.

Temos pela frente o desafio de seguir na construção de uma cultura de direitos, apesar dos interesses da especulação imobiliária, das empresas de ônibus e das grandes empreiteiras. Precisamos nos organizar. Não temos tempo a perder. Somos, afinal, todas e todos, a mudança que queremos promover no mundo.

Nada deve deter a primavera! Vamos juntos construir nossos próximos passos. Conto com a sua presença para realizarmos uma bela plenária no dia 29 de outubro às 18h30 na ACM – Rua da Lapa 86, 6º andar.

Se muito vale o já feito, mais vale o que será!

Um abraço fraterno,

Marcelo Freixo