Repúdio ao assassinato de dirigente sindical na Venezuela

|

Cidade de Maracay Estado de Aragua

Este domingo 25 foi assassinado Jerry Díaz, dirigente sindical da empresa Manpa (setor higiênico), em Maracay. O companheiro formava parte da Junta Diretiva sindical, que por sua vez era parte da (UNETE) -União Nacional de Trabalhadores do Estado Aragua-, promotores da Corrente Clasista, Unitaria, Revolucionária e Autônoma (C-CURA).

Nesta empresa se apresenta uma situação irregular, da qual tem uma alta quota de responsabilidade da Inspetoria do Trabalho, por não reconhecer um processo eleitoral sindical democrático e transparente há mais de dois anos. A raiz disto se viveu uma situação de incerteza, uma vez que nem os patrões nem a Inspetoria querem reconhecer a organização legitimamente constituída, nem respeitam a decisão soberana das bases que lhe deram o respaldo majoritário aos integrantes da atual Junta Diretiva.

Na Venezuela já são sete os companheiros que caíram sob a modalidade de assassinato por encomenda (sicariato) durante os últimos quatro anos, sem que se haja feito justiça, já que nenhum dos responsáveis materiais e intelectuais estão pagando por estes horrendos crimes. Enquanto a criminalização de protestar mantém preso aos dirigentes Rubén González e Sabino Romero e segue a impunidade para os assassinos dos dirigentes sindicais de Aragua, Mitsubishi e Toyota.

Este assassinato se inscreve como parte de una ofensiva repressiva do governo de Hugo Chávez contra os que protestam por suas reivindicações e, em especial, contra o sindicalismo combativo, classista e autônomo venezuelano, ante o qual há que se pronunciar com um claro e contundente repúdio.

Chamamos as organizações políticas, sindicais, estudantis, democráticas, populares, campesinas e indígenas do mundo, a repudiar este novo crime obreiro e a exigir do governo de Chávez que se acabe a impunidade, que investigue e puna os culpados.

Unidad Socialista de Izquierda (USI), de Venezuela

Izquierda Socialista, de Argentina

Uníos en la Lucha, de Perú

Corrente Socialista dos Trabalhadores (CST), do PSOL no Brasil

Uníos, de Colombia

Alternativa Socialista, seção simpatizante da Colômbia

Propuesta Socialista, de Panamá

Membros da Unidade Internacional dos Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI)

Partido Obrero Socialista (POS), de México

Liga Socialista de los Trabajadores (LST), de República Dominicana

Opinión Socialista, de Argentina

Movimiento de Trabajadores y Campesinos-as (MTC), de Costa Rica.

Membros da Corrente Internacional Revolucionária (CIR)

Comitê de Enlace UIT-CIR

União Internacional dos Trabalhadores – UIT.

Corrente Internacional Revolucionária – CIR.

26 de abril 2010