Resolução da Minoria à Executiva
Resolução do Comitê Executivo do PSOL 13/11/2009 (Minoria) |
Resolução do Comitê Executivo do PSOL 13/11/2009 (Minoria)
1 – O PSOL se apresentará para as eleições 2010 mantendo sua vocação de construir uma alternativa ampla anticapitalista e socialista, buscando sua inserção e capilaridades nas lutas sociais em estreito contato com os movimentos sociais autênticos e combativos, com setores organizados da classe trabalhadora, da juventude e de todos os setores explorados e oprimidos da população.
2 – O PSOL se apresenta nas eleições 2010 para desmascarar a falsa polarização entre os dois blocos políticos dominantes dos últimos 16 anos, de forma inequívoca contra o bloco liderado pelo PSDB e por outro lado, contra o bloco de sustentação do governo Lula. Por isso, o PSOL se apresenta de forma inequívoca como oposição de esquerda, socialista e independente.
3- De esta forma, o PSOL, que está em pleno debate sobre sua tática eleitoral e programa para as eleições 2010, através de suas Executiva Nacional, informa que não iniciará negociação oficial com a pré candidata do PV Marina Silva.
4 – A Executiva Nacional considera que não devemos sinalizar negociações com uma pré candidatura filiada a um partido que está na base de sustentação do governo Lula e de vários governos tucanos e democratas nos âmbitos estadual e municipal. E consideramos também que não cabe tal aproximação nesse contexto de ausência de crítica e, menos ainda, de ruptura da pré candidata do PV com a política econômica vigente no país desde o governo FHC.
5 – Por essas razões a Executiva Nacional do PSOL indica para o DN e para sua Conferência Eleitoral, a tática preferencial de candidatura proporia do partido para presidência da Republica nas eleições de 2010, respeitando e organizando o legítimo debate de posições em torno da tática eleitoral e programa que será concluído na conferência de Março.
Fernando Silva – Silvia Santos – Erico Correia