Solidariedade com o MST

Punição aos responsáveis pelo assassinato de Elton Brum da Silva! | CST

A Corrente Socialista dos Trabalhadores, tendência interna do PSOL, por meio desta nota, leva sua mais profunda solidariedade ao MST e externa a revolta pelo brutal assassinato do companheiro Elton Brum da Silva, pela BM gaúcha, durante a desocupação da Fazenda Southall em São Gabriel. Diante da demora “inaceitável” para identificar o responsável por esta ação criminosa, a qual denota clara tentativa de acobertamento, chamamos, a todos os militantes das lutas sociais e dos direitos humanos, a manifestarem seu repúdio e a exigência de apresentação e punição imediata dos responsáveis. Este fato demonstra, mais uma vez, qual é o verdadeiro papel do Estado brasileiro e de sua polícia. Não tem sido prevenir e garantir a segurança da maioria da população. Mas, ao contrário, proteger os poderosos e o latifúndio, perseguindo as reivindicações do povo, reprimindo violentamente os movimentos sociais, a juventude, o povo pobre e trabalhador.

O governo Yeda é, sem dúvida, o primeiro responsável pela morte ocorrida em São Gabriel , por sua política autoritária e de criminalização dos movimentos sociais. Foi sua intolerância e subserviência aos interesses dos parasitas do campo, os grandes fazendeiros, que fechou as escolas itinerantes do MST e que, através do MP gaúcho, tentou enquadrar esse legítimo movimento de luta pela terra como grupo guerrilheiro. Nada de diferente se poderia esperar desse governo corrupto, o qual quer impedir o direito constitucional e democrático de manifestação e de greve.

A luta pela reforma agrária segue firme. Infelizmente, nenhum governo tem sido parceiro nesta bandeira histórica. O governo Lula segue, no poder, privilegiando o agronegócio e se negando a fazer uma verdadeira reforma agrária. É este o pano de fundo que acaba por permitir, por todo o país, a persistência da repressão e dos assassinatos de sem-terras.

Deixamos a nossa solidariedade aos familiares e companheiros de Elton, com a certeza de que sua determinação na luta jamais será esquecida.

Exigimos:

– Apresentação imediata do policial que matou ao companheiro Elton!

– Apuração, com acompanhamento irrestrito pelas entidades de DDHH, das denúncias de maus tratos, humilhação e tortura ocorridos contra o MST em São Gabriel !

– Efetiva justiça e punição aos culpados!

– Afastamento do secretário de segurança e do comando da BM!

– Fora o Governo Yeda, Corrupto e Assassino! Impeachment já! Por novas eleições!

– Fim da criminalização dos movimentos sociais, do campo e da cidade!