Shimon Peres | Morreu o genocida prêmio Nobel da Paz
por Miguel Lamas
Morreu na semana passada em Tel Aviv, aos 93 anos. As grandes “figuras” mundiais desde Obama a Putin, lhe renderam homenagem, destacando-o como um “lutador pela paz”. Mas, em que pese tenha recebido o Nobel da Paz, Peres foi o contrário.
Nascido na Polônia, foi um dos fundadores do Estado de Israel e de sua milícia terrorista Haganah, dedicada a exterminar e expulsar palestinos de seu território, com apoio imperialista, para fundar um estado enclave, uma grande base militar imperialista no Oriente Médio que é Israel, em 1948. Anos após, foi quem negociou o apoio imperialista para que Israel tivesse armas atômicas.
Foi primeiro ministro e presidente de Israel. Portanto, é o responsável direto das agressões e bombardeios, execuções extrajudiciais e violação dos direitos humanos que sofrera durante décadas o povo palestino. Peres tem sido o ideólogo do terrorismo do estado na sua máxima expressão. Foi ele quem nomeou Ariel Sharon para dirigir as tropas que invadiram o Líbano, as mesmas que posteriormente fizeram o massacre de Sabra e Chatila. E foi amigo de todos os ditadores genocidas latino americanos, desde Pinochet, a Videla e Banzer.
Por que lhe outorgaram o Nobel? O Prêmio foi concedido em 1994, compartilhado com o israelense Isaac Rabin e o palestino Yasser Arafat, pela assinatura dos acordos de Oslo, aquele dos dois estados, deixando somente aos palestinos 21% do território ocupado. No entanto, este acordo foi uma fraude. Israel não respeitou nem sequer essa mínima porção da faixa de Gaza e da Cisjordânia, que invadiu com 300 mil colonos e bombardeou diversas vezes massacrando centenas de palestinos. Arafat foi cercado durante meses e, finalmente, envenenado pelos israelenses em 2004.
Com razão, enquanto os poderosos lhe fizeram homenagens em Israel, os palestinos festejaram.
5 thoughts on “Shimon Peres | Morreu o genocida prêmio Nobel da Paz”